Para emagrecer com saúde não é preciso passar fome. A orientação dos nutricionistas é se alimentar a cada três horas e não pular refeições. Um equívoco comum das pessoas que estão fazendo uma dieta para emagrecer é a decisão de abolir o jantar. Outro erro comum é "beliscar" alimentos calóricos principalmente na frente da tv, colocando em risco todo o cuidado que se teve com a alimentação durante o dia.
Segundo a nutróloga Ellen Paiva, a refeição noturna idealmente deve conter cerca de 25% do valor calórico ingerido no dia, o que significa em torno de 400 calorias para um adulto. O carboidrato, como na demais refeições, deve compor 50% desse valor, ou seja, 200 calorias.
O hábito de jantar traz vários benefícios à saúde:
-Trata-se de uma refeição bem definida;
-A sensação de saciedade é mais fácil de ser obtida;
-Evita o comportamento ‘beliscador’;
-Geralmente propicia a alimentação à mesa, com a família;
-Pode ser garantia para melhor qualidade do sono;
-É um caminho para atingir as recomendações nutricionais impossíveis de serem alcançadas beliscando ou só lanchando, à noite.
Os ingredientes do jantar podem ser menos calóricos. Pode-se trocar o leite integral pelo desnatado; a maionese, o creme de leite e a margarina pelas versões lights ou por molhos de iogurte ou queijo cottage. Grelhamos, ao invés de fritar ou empanar; trocar o bacon pelo alho e reduzimos os óleos vegetais no preparo dos alimentos.