Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Prevenção

Saúde lança campanha contra abuso de álcool no fim de ano

Redação Bonde
21 dez 2007 às 10:25

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O número de acidentes de trânsito no Brasil aumenta, em média, 20% durante as festas de fim de ano, período de maior fluxo de veículos e quando há abusos no consumo de álcool. Outro dado preocupante é que o número de mortos no trânsito não para de crescer no país: subiu de 33.288 em 2002 para 36.611 em 2005. Metade dos envolvidos abusou no uso de álcool. Entre 2000 e 2006, o Ministério da Saúde registrou um aumento de 50,36% nos gastos com internação de pessoas envolvidas em acidente. Diante desse quadro, o Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (20) uma campanha educativa para lembrar que bebida e direção não combinam.

A divulgação vai até 15 de janeiro, na televisão, rádio, jornais e revistas, internet e cinema. É mais uma ação da Política Nacional sobre Bebidas Alcoólicas, lançada em maio desse ano. A campanha tem dois slogans: "Não esqueça que você faz falta para a sua família. Se beber, não dirija" e "Não esqueça que você faz falta para seus amigos. Não exagere na bebida". A campanha está sendo realizada em parceria com o Ministério das Cidades.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A intenção da campanha é prevenir e promover saúde. Segundo estimativas da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), os acidentes produzem um custo anual para o país da ordem de R$ 28 bilhões. O Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), por sua vez, calcula em R$ 5,3 bilhões o custo específico para a assistência às vítimas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19


"Cada vez mais as políticas de prevenção cumprem um papel muito importante. A campanha que lançamos é um bom exemplo disso. Há uma epidemia de violência urbana, em que o consumo abusivo de álcool contribui decisivamente para desastres no trânsito, acidentes de trabalho, homicídios e na situações de violência interpessoais. É realmente um grave problema de saúde pública", afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.


De acordo com o II Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil de 2005, realizado pelo CEBRID/UNIFESP, a dependência do álcool têm aumentado. Em 2001, 11,2% das pessoas com idade entre 12 e 65 anos eram dependentes. Já em 2005, esse índice aumentou para 12,3%. Os dados também indicam o consumo de álcool em faixas etárias cada vez mais precoces.

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia de 2007, revelou que 64% dos jovens universitários de 18 a 30 anos do Rio e São Paulo declararam já ter dirigido depois de beber, sendo que 31% disseram já ter feito isto "muitas vezes" (26% "sempre dirige depois de beber").


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo