Começam na próxima segunda-feira (13), as atividades da semana "D" contra a dengue, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde para chamar a atenção da população para a necessidade de continuar combatendo o mosquito Aedes aegypti. Até sábado, todas as regiões da cidade vão receber a visita da equipe de educação em saúde do município.
Conforme Maurício Barros, diretor de Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde, esta não é a primeira vez que a cidade realiza uma semana inteira de combate à dengue, ampliando as ações do Dia D, evento determinado pelo Ministério da Saúde para ser realizado no dia 18 de novembro em todas as cidades brasileiras.
A semana "D" de controle e combate à dengue começa na segunda-feira (dia 13) na região norte, com atividades no Centro Cultural Lupércio Luppi, na avenida Saul Elkind, das 9h às 16h. "Vamos montar exposição das fases do mosquito da dengue, entregar panfletos, apresentar teatro educativo, fantoches, cama elástica e piscina de bolinha para as crianças, enfim, uma programação para todas as idades motivando a conscientização dos riscos da dengue e das formas de prevenção", afirmou o diretor de Saúde Ambiental.
Durante toda a semana, a "caravana" vai percorrer a cidade, com as atividades sempre no mesmo horário, das 9h às 16h. Na terça-feira, a programação será na região leste, na praça da rua Mangaba, no jardim Interlagos. Na quarta-feira (dia 15), no feriado da Proclamação da República não haverá atividades.
Na quinta-feira (dia 16), a programação segue na região sul, na rua Flor do Campo, na praça em frente ao centro comunitário do parque Ouro Branco. Na sexta-feira (dia 17), é a vez da região oeste, com atividades na praça da rua José Borali, em frente ao Caic, no jardim Santa Rita.
Para encerrar a semana, a secretaria preparou uma atividade especial para o Dia D, no sábado, no calçadão da avenida Paraná. "A programação será muita especial. Além de todas as atividades que vão ocorrer nas agendas das regiões, estão programadas atrações como o cine dengue; apresentações culturais de hip hop, capoeira, teatro e a Banda de Músicos de Londrina", informou Barros.
Além disso, haverá outras novidades na programação do Dia D, entre elas a presença da Biblioteca Móvel Ambiental, barraca da dengue com gincana para as crianças, distribuição de algodão doce e até mesmo relatos da população sobre o combate à dengue.