Nesta quarta-feira (1), às 9 horas, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê Municipal de Aleitamento Materno (Calma), abre a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) que vai de 1 a 7 de agosto. Neste ano o tema é "Aleitamento Materno: a base da vida". A solenidade acontecerá na Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, localizada na Rua Jacobe Bartolomeu Minatti, 350, na Vila Casoni.
Em Londrina as atividades da Semana são promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde e Comitê de Aleitamento Materno de Londrina (CALMA). A enfermeira e coordenadora do Calma, Lilian Poli de Castro, explicou que a SMAM foi criada para dar maior visibilidade à amamentação, possibilitando a troca de experiências e conhecimento na área, além de incentivar a prática da amamentação. "O tema deste ano reforça que a amamentação é um alicerce da boa saúde ao longo da vida, para a criança e a mãe", apontou.
Na abertura, além do pronunciamento de autoridades, com as presenças previstas do secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, será realizada uma apresentação do processo de trabalho do aleitamento materno realizado na Maternidade Municipal, que incluiu um passo a passo em que a mãe, o acompanhante e o bebê recebem dentro da maternidade, com o objetivo do sucesso do aleitamento materno.
Cartilha Virtual
Durante a abertura oficial também haverá o lançamento da Cartilha Virtual do Aleitamento Materno, elaborada pela equipe da Maternidade, que inclui diversas informações sobre o tema, entre elas: como amamentar corretamente; quanto tempo o bebê deve mamar; composição do leite materno; extração manual do leite materno; retornando ao trabalho e mantendo o aleitamento materno. A cartilha já está disponível no Portal da Prefeitura de Londrina.