Uma vacina que vai garantir a imunização de crianças e adolescentes contra a hepatite A foi lançada durante o 33º Congresso Brasileiro de Pediatria, que se realiza até quarta-feira (11), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
Produzida pelo laboratório farmacêutico Sanofi Pasteur, a vacina é destinada à faixa etária de 1 a 15 anos e já foi licenciada em 40 países, e está disponível no mercado nacional.
Segundo a médica Isabella Balallai, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Imunizações, é preciso proteger as crianças contra a doença, já que a hepatite A não apresenta sintomas na infância, mas, na adolescência passa a ser uma enfermidade grave, que pode resultar na morte do paciente, por falência do fígado.
A médica disse que crianças doentes podem contagiar parentes, vizinhos e amigos, sem levantar suspeitas da família. "As crianças são as grandes transmissoras, porque, quando contraem a hepatite, não adoecem. O mais comum é contágio acontecer numa praia, a partir do contato com alimentos e água contaminados pelas fezes de alguém infectado pelo vírus", explicou Isabella Balallai.
De acordo com a médica, a vacina deve ser tomada em duas doses: a primeira, a partir de um ano, e o reforço, de seis a 18 meses depois. Os principais sintomas da doença são: coloração amarelada dos olhos e da pele, febre, náuseas e vômitos. O contato com o vírus é mais freqüente em populações que vivem em áreas sem saneamento básico.
Isabella Balallai informou que o Ministério da Saúde estuda a possibilidade de incluir quatro novas vacinas do Programa Nacional de Imunização, entre elas a de hepatite A.