Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vida saudável

Saúde distribui no Paraná material sobre cuidados com sobrepeso e obesidade

Redação Bonde com AEN
15 mar 2024 às 10:45
- Gilson Abreu/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) iniciou nesta semana a distribuição de diversos materiais técnicos para apoiar e reforçar a Linha de Cuidado às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade do Paraná. 


As versões impressas visam fortalecer a promoção da alimentação adequada e saudável em todas as fases do ciclo da vida da população paranaense. Os materiais são destinados aos 399 municípios do Estado, em especial às equipes da Atenção Primária à Saúde, e contabilizam um investimento de quase R$ 300 mil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os impressos são uma importante ferramenta de auxílio para levar informações confiáveis e acessíveis à população e contribuir para a promoção da saúde e cuidado integral, já que mais de 36% das pessoas avaliadas nas Unidades de Saúde do Paraná, em 2023, estavam com obesidade. 

Leia mais:

Imagem de destaque
'Imposto do pecado'

Alimentos ultraprocessados ficarão fora do Imposto Seletivo

Imagem de destaque
Oitavo mais frequente no mundo

Abril azul claro: alerta sobre o câncer de esôfago

Imagem de destaque
Dia Mundial da Malária

Gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas pela malária

Imagem de destaque
Oito meses de gestação

Saúde confirma que grávida de 25 anos morreu em decorrência da dengue em Londrina


Dados recentes da Sesa revelam que das 1.618.413 pessoas que tiveram peso e altura registrados nos sistemas de informação da Atenção Primária, 582.891 estavam com algum grau de obesidade, segundo a classificação da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Publicidade


“Apesar da possibilidade de acesso à versão eletrônica dessas publicações no site da Sesa, elas muitas vezes não chegam ao conhecimento de todos os profissionais ou há dificuldade de consultá-las em seu local de trabalho”, disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria, Maria Goretti David Lopes. 


“A distribuição da versão impressa torna o conteúdo desses materiais mais acessível aos profissionais de saúde, facilitando com que cumpram o objetivo para o qual foram criados”.

Publicidade


Imagem
Saúde confirma mais quatro mortes por dengue em Londrina; adolescente de 14 anos está entre as vítimas
O boletim desta semana da dengue em Londrina, da secretaria municipal de Saúde, confirmou a morte de mais quatro pessoas em consequência da doença na cidade neste ano. Entre as vítimas está uma adolescente de 14 anos, que morava na zona sul.

LINHA DE CUIDADO 


A Linha de Cuidado às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade teve sua primeira edição publicada pela Sesa em 2022 e traz diretrizes norteadoras para a organização das ações e dos serviços de saúde, promovendo e aprimorando a atenção integral às pessoas com sobrepeso e obesidade. 


É um guia específico para o tratamento deste público, servindo de apoio aos profissionais para o cuidado integral na Rede de Atenção à Saúde.

Publicidade


Além dele, outros materiais estão sendo distribuídos às Regionais de Saúde, que encaminharão aos municípios de sua abrangência. Dois serão utilizados no âmbito do Programa Saúde na Escola (Cadernos de Atividades – Promoção da Alimentação Adequada e Saudável - Fundamental I e Fundamental II) e foram distribuídos aos Núcleos Regionais de Educação, secretarias municipais de Educação, Referências Municipais de Alimentação e Nutrição e Grupos de Trabalho Intersetoriais Municipais do Programa Saúde na Escola.


Os demais materiais da Secretaria vão fortalecer a implementação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, promoção da alimentação adequada e saudável em todas as fases do ciclo da vida.


Eles englobam, além dos cadernos de atividades e a Linha de Cuidado às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade, o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos; o Manual instrutivo: Implementando o Guia Alimentar para a População Brasileira em equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde e a série de fascículos dos protocolos de uso do Guia Alimentar para a População Brasileira na orientação alimentar individual.


Imagem
Governo do Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para a dengue
O Governo do Paraná decretou situação de emergência em saúde pública para a dengue nesta quinta-feira (14).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade