Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vaidade

Cirurgia plástica não faz milagre: também deixa cicatriz

Redação Bonde
20 jun 2007 às 15:30
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A vaidade tem seu preço e a cirurgia plástica não realiza milagres em 100%. É válido lembrar que todas as cirurgias plásticas deixam cicatriz, que é gerada pelo corte feito na pele, independente do tipo de sutura utilizada. Na verdade, muitas dessas cicatrizes podem ser ocultadas pelos especialistas, que a colocam em locais pouco visíveis ou nas chamadas "linhas de forças naturais", que são as marcas já existentes no corpo, ou nos lugares que ficarão cobertos por biquínis, sungas ou por pêlos e cabelos.

Cicatrizes ocultas

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Algumas cirurgias não deixam nenhuma marca, como as de nariz e queixo, que ficam por dentro do nariz e da boca. Existem ainda áreas favoráveis a uma cicatrização mínima, como as pálpebras. Outro exemplo de cicatriz ocultada é a cirurgia de orelha, onde a incisão é feita bem na fenda natural. A colocação de próteses nas nádegas também segue essa regra: a incisão é feita na prega interglútea.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19


Outras regiões também são favoráveis por causa da diferença de cor, como no caso das mamas. Então as cicatrizes ficam exatamente na transição da aréola, e dessa forma ficam imperceptíveis. A lipoaspiração lidera o ranking, porque suas incisões têm apenas 4 mm e podem ser localizadas em áreas normalmente cobertas (marca do biquíni).

Publicidade


Cicatrizes evidentes


As cirurgias que deixam as incisões mais evidentes são a mamoplastia (mamas), que a cicatriz é em forma de T invertido, e a abdominoplastia (abdome), que geralmente deixa uma incisão que vai de um lado ao outro na região do quadril. Nesses casos o médico deve deixar bem claro aos pacientes quanto ao resultado final para que se avalie a relação custo/benefício desse procedimento.

Publicidade


Quelóides


Indivíduos da raça negra e amarela geralmente têm maior tendência a desenvolver quelóides (cicatrizes exageradas e exuberantes). Outro fator importante é com relação à idade. Quanto mais jovem o individuo, mais visível a cicatriz. Os mais velhos, com o adelgaçamento da pele, promovem cicatrizes mais discretas e imperceptíveis, daí o sucesso das liftings de rosto.

Publicidade


A cicatriz queloideana é considerada patológica e merece tratamento à base de corticóides (pomadas, fitas adesivas, injeção) e até Betaterapia (radiação superficial que penetra a pele só 4 mm no máximo).


Evolução da cicatriz

Geralmente a cicatriz fica vermelha até 8 meses após a cirurgia. Só então tende a clarear, até ficar sob a forma de um fio branco. Mas nunca desaparece completamente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade