23/06/21
Animais abandonados

Tamarana terá castração gratuita de 120 cães e gatos

A Prefeitura de Tamarana vai investir até R$ 23,7 mil na castração de 90 cães fêmeas de pequeno, médio e grande porte e de 30 gatas. Voltado para animais em situação de abandono ou semiabandono, o serviço, oferecido por meio da Secretaria Municipal de Saúde, será executado por clínica veterinária a ser contratada através de licitação.

Pixabay
Pixabay


"A castração é a forma de controle populacional mais eficaz para diminuir o número de animais de rua, que são suscetíveis a contraírem doenças graves e de fácil proliferação, como a raiva e a leptospirose, que, aliás, são transmissíveis aos seres humanos", afirmou a secretária municipal de Saúde, Dalva Siena.

A realização das castrações vem de encontro com a reivindicação de um coletivo de voluntários da cidade que, desde que começou suas atividades, no início de 2017, já resgatou mais de 100 cães e gatos vítimas de maus tratos ou abandono. "São cerca de 30 pessoas de várias áreas da sociedade civil que abraçaram a causa animal para ajudar da melhor maneira que podem", contou um dos idealizadores do grupo, o vereador Hector Siena Gobetti.

"Deve ser feito um processo de conscientização sobre a adoção responsável, mas a situação de Tamarana é de tanta emergência que as castrações têm que acontecer antes", acrescentou o parlamentar. Ele pretende apresentar um projeto de lei para punir quem pratica maus tratos contra animais.

"O município deve implementar demais políticas públicas em defesa dos animais. Entre elas, um programa de conscientização da população e leis específicas para acabar com a impunidade. A superpopulação de cães e gatos se tornou um caso de saúde pública. Os gestores não podem mais se omitir", avaliou Dalva Siena.

O pregão presencial para a contratação da clínica está marcado para terça-feira (2), às 9h, no prédio da prefeitura (Rua Izaltino José Silvestre, 643, Centro). O edital completo do certame pode ser conferido nesta página. verba vem do caixa próprio e de transferências federais.
Redação Bonde com assessoria
Continue lendo
Percentuais

UTI Adulto para Covid-19 está 106% ocupada no HU de Londrina; Unidade pediátrica segue com 0% de uso

23 JUN 2021 às 11h47
Saiba mais

Entenda a polêmica do 'apagão' da vacina contra a Covid em SP

23 JUN 2021 às 11h02
Três grupos

Público geral com 50 anos ou mais vacina-se contra Covid nesta quarta-feira, em Rolândia

23 JUN 2021 às 10h40
Entenda

Procuradoria vê indícios de crime e risco temerário em compra da Covaxin pela gestão Bolsonaro

23 JUN 2021 às 09h51
Ginásio esportivo

Cambé ganha novo ponto de vacinação anti Covid para pedestres

23 JUN 2021 às 09h30
Pandemia

Brasil registra 2.080 mortes por Covid em 24 h e ultrapassa 18 milhões de pessoas infectadas

23 JUN 2021 às 08h53
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados