Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Animais abandonados

Tamarana terá castração gratuita de 120 cães e gatos

Redação Bonde com assessoria
31 mar 2019 às 15:00
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura de Tamarana vai investir até R$ 23,7 mil na castração de 90 cães fêmeas de pequeno, médio e grande porte e de 30 gatas. Voltado para animais em situação de abandono ou semiabandono, o serviço, oferecido por meio da Secretaria Municipal de Saúde, será executado por clínica veterinária a ser contratada através de licitação.

"A castração é a forma de controle populacional mais eficaz para diminuir o número de animais de rua, que são suscetíveis a contraírem doenças graves e de fácil proliferação, como a raiva e a leptospirose, que, aliás, são transmissíveis aos seres humanos", afirmou a secretária municipal de Saúde, Dalva Siena.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A realização das castrações vem de encontro com a reivindicação de um coletivo de voluntários da cidade que, desde que começou suas atividades, no início de 2017, já resgatou mais de 100 cães e gatos vítimas de maus tratos ou abandono. "São cerca de 30 pessoas de várias áreas da sociedade civil que abraçaram a causa animal para ajudar da melhor maneira que podem", contou um dos idealizadores do grupo, o vereador Hector Siena Gobetti.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19


"Deve ser feito um processo de conscientização sobre a adoção responsável, mas a situação de Tamarana é de tanta emergência que as castrações têm que acontecer antes", acrescentou o parlamentar. Ele pretende apresentar um projeto de lei para punir quem pratica maus tratos contra animais.


"O município deve implementar demais políticas públicas em defesa dos animais. Entre elas, um programa de conscientização da população e leis específicas para acabar com a impunidade. A superpopulação de cães e gatos se tornou um caso de saúde pública. Os gestores não podem mais se omitir", avaliou Dalva Siena.

O pregão presencial para a contratação da clínica está marcado para terça-feira (2), às 9h, no prédio da prefeitura (Rua Izaltino José Silvestre, 643, Centro). O edital completo do certame pode ser conferido nesta página. verba vem do caixa próprio e de transferências federais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade