No verão, é comum que as pessoas saiam para passeios ao ar livre em clubes, parques e praias. O aumento das temperaturas, no entanto, pode gerar problemas sérios ao bem-estar. Por isso, é preciso redobrar a atenção com os cuidados da saúde. Confira sete dicas da coordenadora do curso de Enfermagem da Unopar, Maria Helena Mattosinho, para se cuidar neste verão:
Hidratação
O corpo humano é formado por 70% de água, ela é responsável por manter as funções vitais do organismo, como controle de calorias, bom funcionamento dos órgãos e evitar a retenção de liquídos. Durante o verão, o corpo transpira mais para conseguir manter a temperatura ideal. Portanto, para manter-se sempre hidratado, é recomendado beber dois litros de água por dia.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Fuja do sol
A alta exposição ao sol em momentos que ele está mais forte pode provocar desidratação e elevação da temperatura corporal. Para que essa exposição seja feita de forma segura, o ideal é priorizar o início da manhã, antes das 10h, e o fim da tarde, após as 16h.
Filtro solar
O filtro solar é indispensável para proteção da pele contra os raios solares. No verão, o uso deve ser intensificado. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pele corresponde a 33% dos diagnósticos de tumores no Brasil.
Alimentação leve
Alimentos pesados e gordurosos exigem um trabalho maior de digestão e, consequentemente, a temperatura corporal fica elevada. Portanto, é recomendado priorizar refeições leves e alimentos com um bom percentual de água. Nessa época do ano, o calor também contribui para que os produtos estraguem mais rápido. Para evitar intoxicação alimentar, deve-se ficar atento às datas de validade dos produtos e sua procedência.
Doenças do verão
Conjuntivite, dermatose e insolação são algumas doenças comuns durante o verão. O mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue Chikungunya e Zika, também se reproduz com maior facilidade nessa época do ano. Para evitar problemas de saúde, o ideal é proteger-se do sol, checar a qualidade dos alimentos, ter uma boa higiene e não deixar água parada.
Estresse
O calor excessivo influencia na quantidade de cortisol (hormônio do estresse) no organismo. Por isso, o estresse tende a aumentar quando as temperaturas estão elevadas, o fenômeno é conhecido como “estresse térmico”. Uma alternativa para o problema é manter-se hidratado, pois a água pode contribuir para a elevação do cortisol.
Roupas leves
No verão, recomenda-se usar roupas mais leves para evitar o aumento da temperatura corporal. Tecidos de fibras naturais, como algodão, linho, seda e crepe permitem que o corpo respire melhor. As cores também interferem na temperatura, priorize roupas mais claras, pois roupas escuras tendem a absorver mais calor.