Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Monumentos

Brasil tem duas das sete maravilhas de origem portuguesa

Redação Bonde
12 jun 2009 às 08:00
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Igreja e Convento de São Francisco de Assis e Ordem Terceira em Salvador (BA) e Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência em Ouro Preto (MG) estão entre os monumentos escolhidos com parte das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo. O anúncio foi feito nesta quarta (10), em Portugal.

Duas das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo são brasileiras. O anúncio aconteceu na noite de ontem (10) em Portugal. As escolhidas são a Igreja de São Francisco de Assis e Ordem Terceira de Salvador (BA) e Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência em Ouro Preto (MG). Ao todo, construções históricas em 16 países concorreram ao título.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Brasil atingiu o número máximo de monumentos escolhidos por país. Segundo critérios do concurso, cada nação não poderia ter mais que duas maravilhas escolhidas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Rota dos vinhos

Governador sanciona leis para fomento do turismo rural

Imagem de destaque
Universo tecnológico

Seis startups que ajudam e incentivam o turismo; conheça!

Imagem de destaque
Após ciclone

Arquipélago turístico de Flórida Keys voltará a receber turistas em outubro

Imagem de destaque
Implementação

Emissão de vistos eletrônicos brasileiros começa em novembro


"Com certeza a eleição de dois monumentos brasileiros entre as sete maravilhas portuguesas do mundo, é mais um diferencial que o nosso País, dono de uma riqueza natural e cultural enorme, oferece ao turista português", comemorou Jeanine Pires, presidente da Embratur.

Publicidade


O Ministério do Turismo, por meio da Embratur, investe na promoção internacional do Brasil como destino cultural, com vasto patrimônio histórico reconhecido pela Unesco. Para isto, mantém um site específico sobre o nicho, disponível em português, inglês, espanhol, italiano e francês: www.braziltour.com/heritage.


"Cerca de 30% dos turistas portugueses que fazem viagens de longa distância vêm ao Brasil, não raro pela segunda ou terceira vez. Por isso é fundamental oferecer novas opções para que eles voltem sempre ao País", concluiu a presidente da Embratur.

Publicidade


Maravilhas eleitas


Igreja e Convento de São Francisco: Considerada uma das mais ricas e espetaculares igrejas do País, localizada no Centro Histórico de Salvador, tem todo o interior coberto em ouro. Sua fachada barroca é de 1723, como também os painéis de azulejos portugueses. A nave central, cortada por outra menor, forma uma cruz.

Publicidade


Reprodução
Reprodução - Convento de São Francisco de Assis na Bahia
Convento de São Francisco de Assis na Bahia


Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência em Ouro Preto: A Igreja de São Francisco de Assis é a mais famosa de Ouro Preto, em estilo barroco mineiro. Sua construção foi iniciada em 1766 e é considerada a obra-prima de Aleijadinho, responsável pelo risco geral do prédio. A Portada, a tribuna do altar-mor, os altares laterais e a capela-mor também são criações desse artista.


Reprodução
Reprodução - Igreja de São Francisco da Penitência em Ouro Preto (MG)
Igreja de São Francisco da Penitência em Ouro Preto (MG)


Segundo a organização do concurso, o critério adotado na identificação dos monumentos levou em consideração o valor histórico e patrimonial excepcional da construção. A votação teve inicio em dezembro do ano passado e foi encerrada neste domingo (07).

Publicidade


Perfil do turista cultural


Pesquisa realizada pela Embratur e Unesco demonstrou que 49% dos turistas que visitam o País em busca de cultura são europeus. Para 61% destes visitantes, a cultura foi o motivo principal para escolher o Brasil como destino de férias. O nível acadêmico desses turistas também se revelou ser elevado, 76% possuem curso superior, sendo que destes, 40% são pós-graduados.

Considerado um país prioritário para a promoção turística do Brasil no Exterior, Portugal é o terceiro maior emissor de visitantes para o Brasil. Atualmente, 60 voos semanais ligam os dois países.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade