Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Lindos

Exposição promove o Patrimônio Cultural da Humanidade nos destinos turísticos brasileiros

Redação Bonde com MTur*
11 ago 2016 às 11:40
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As paisagens naturais e culturais das treze cidades brasileiros que abrigam o Patrimônio Cultural da Humanidade serão apresentadas aos turistas na Casa Brasil, com painéis e totens interativos que retratam a riqueza cultural em fotos, vídeos e curiosidades sobre os destinos. A exposição estará aberta até o dia 18 de setembro, que marca o final dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Ouro Preto (MG)

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1980, a cidade histórica de Ouro Preto preserva a arquitetura, a história e a cultura do período de exploração de minérios na região. A Basílica de Nossa Senhora do Pilar é um dos atrativos turísticos da cidade que se destaca pela sua arquitetura e pelo cenário interno marcado pela beleza do altar e das esculturas de ouro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Rota dos vinhos

Governador sanciona leis para fomento do turismo rural

Imagem de destaque
Universo tecnológico

Seis startups que ajudam e incentivam o turismo; conheça!

Imagem de destaque
Após ciclone

Arquipélago turístico de Flórida Keys voltará a receber turistas em outubro

Imagem de destaque
Implementação

Emissão de vistos eletrônicos brasileiros começa em novembro


Divulgação/Embratur
Divulgação/Embratur


Olinda (PE)

Publicidade


Os casarões e igrejas históricas construídas no período colonial que compõe o Centro Histórico de Olinda se destacam na paisagem urbana do litoral da cidade pela beleza de sua arquitetura barroca e por seu valor cultural reconhecido pela Unesco em 1982.


Divulgação/Embratur
Divulgação/Embratur


São Miguel das Missões (RS)

As ruínas de São Miguel das Missões preservam a história e a arquitetura das missões jesuíticas realizadas na Região Sul do país, no período colonial. Em 1983, a Unesco reconheceu as ruínas de São Miguel das Missões como Patrimônio Cultural da Humanidade, preservando a beleza das paisagens naturais do local que integram as construções históricas e a vegetação típica do Pampa.

Publicidade


Divulgação/Embratur
Divulgação/Embratur


Salvador (BA)


Tombado em 1985 como Patrimônio Cultural da Humanidade, o Centro Histórico de Salvador preserva a história e a cultura do período colonial na capital baiana em casarões e igrejas que se destacam na paisagem urbana pela beleza de sua arquitetura. As fachadas coloridas dos casarões no Pelourinho estão entre os principais cartões postais da cidade.

Publicidade

Divulgação/Embratur
Divulgação/Embratur


Congonhas (MG)

A arquitetura no estilo rococó do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos destaca-se entre os atrativos turísticos do município mineiro de Congonhas. As estátuas de doze profetas localizadas no espaço externo da igreja e as esculturas de Francisco Antônio Lisboa também compõe os atrativos do Santuário, que foi tombado em 1985 como Patrimônio Cultural da Humanidade.


[local="20160811-3133"
]


Brasília (DF)

A beleza das paisagens da capital marcada pelos edifícios e monumentos históricos do Plano Piloto de Brasília foi reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1987 pela Unesco. Entre os atrativos turísticos retratados como cartões postais da cidade pela beleza de sua arquitetura estão o Congresso Nacional e a Catedral Metropolitana.

Publicidade


Divulgação/Embratur
Divulgação/Embratur


São Raimundo Nonato (PI)


Localizado no município de São Raimundo Nonato, o Parque Nacional da Serra da Capivara preserva a história e a cultura dos povos que habitavam a região central do estado do Piauí em pinturas rupestres feitas há mais de vinte mil anos. Em 1991, o parque foi tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.


Divulgação/Embratur
Divulgação/Embratur


São Luís (MA)

Publicidade


Tombado pela Unesco como Patrimônio Cultural da humanidade em 1997, o Centro Histórico de São Luís preserva a arquitetura do projeto de urbanização português desenvolvido para a cidade no período colonial. A paisagem colorida pelas fachadas dos casarões decoradas com azulejos portugueses destaca-se entre os cartões postais da capital maranhense.


Divulgação/Embratur
Divulgação/Embratur


Diamantina (MG)


A cidade mineira de Diamantina preserva a história e a arquitetura do período de exploração de diamantes na região em seu Centro Histórico que foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1999. Os casarões e igrejas históricas são os principais cartões postais da cidade.

Publicidade


Divulgação/Embratur
Divulgação/Embratur


Goiás (GO)


O Centro Histórico da cidade de Goiás preserva a arquitetura, a cultura e a história do período colonial da Região Centro-Oeste do país. Em 2001, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura reconheceu o valor cultural do Centro Histórico realizando o tombamento do local como Patrimônio Cultural da Humanidade.


Divulgação/Embratur
Divulgação/Embratur


São Cristóvão (SE)


Localizada no município de São Cristóvão, a Praça São Francisco foi tombada pela Unesco em 2010 pelo valor cultural preservado pelas construções históricas do local, como o Palácio Provincial, o Convento e a Igreja de São Francisco, que se destacam na paisagem urbana da cidade pela beleza de sua arquitetura típica do período colonial.


Werner Zotz
Werner Zotz


Rio de Janeiro (RJ)


As praias e serras cobertas pela vegetação típica da Mata Atlântica que compõem as paisagens naturais do Rio de Janeiro foram tombadas em 2012 pela Unesco. Entre os cartões postais da cidade maravilhosa preservados pelo tombamento estão a praia de Copacabana, o Morro do Corcovado e o Parque Nacional da Tijuca.


Divulgação/Embratur
Divulgação/Embratur


Belo Horizonte (MG)


Projetado por Oscar Niemeyer, o Conjunto Moderno da Pampulha foi tombado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade em julho deste ano, e tem entre seus principais atrativos turísticos o Museu da Pampulha, a Casa do Baile, o Iate Clube e a Igreja de São Francisco. No local, os visitantes também podem contemplar a beleza do pôr do sol às margens da Lagoa da Pampulha.

* Por Pedro Fideles


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade