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Ministério do Turismo monta roteiro acessível pelo país

21 set 2016 às 11:47

A inclusão das pessoas com deficiência nas atividades turísticas pelo Brasil tem norteado ações e projetos desenvolvidos pelo Ministério do Turismo. No Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado nesta quarta-feira (21), o Ministério do Turismo dá início a publicação de uma série especial para mostrar roteiros turísticos acessíveis pelo país.

A iniciativa antecede as ações realizadas para marcar o Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro, que terá como tema "Turismo para todos". Para celebrar a data, o MTur convidou três turistas para descobrir quatro destinos nacionais: Bonito (MS), Socorro (SP), Porto de Galinhas (PE) e Rio de Janeiro (RJ). Durante quatro dias eles puderam viver, pela primeira vez, momentos que ficarão gravados em suas memórias para sempre. Ao longo desta semana, os internautas poderão acompanhar um pouco dessas viagens nos perfis do Ministério do Turismo nas redes sociais (/ministeriodoturismo no Facebook e @mturismo no Twitter).


"Nosso objetivo é sensibilizar os empresários que atuam no setor, os parlamentares e gestores públicos para a importância de se criar condições para que as pessoas com deficiência também possam conhecer e desfrutar das belezas do Brasil", afirmou o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.


AÇÕES - O Guia Turismo Acessível é uma das iniciativas do Ministério do Turismo. O site colaborativo permite aos internautas a avaliação da acessibilidade de hotéis, restaurantes e atrações diversas. O banco de dados do programa possui cerca de 530 mil estabelecimentos cadastrados. Por tratar-se de um guia que depende da contribuição dos próprios turistas, quanto maior o número de avaliações, mais completo será. Para atender o maior número se turistas, o guia apresenta ainda versões em inglês e espanhol. Com mais de 456 mil acessos registrados no site, o guia também está disponível em aplicativo para as plataformas Android, iOS e Windows Phone.

Em agosto, o Ministério do Turismo lançou o guia Dicas para atender bem os turistas com deficiência, com orientações para os prestadores de serviços melhorarem a qualidade da experiência turística das pessoas com deficiência. Com a produção total de 35 mil exemplares para distribuição, o material ressalta que a acessibilidade é um direito universal que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas, permitindo uma maior autonomia não apenas para pessoas com deficiência, mas para pessoas com mobilidade reduzida, como grávidas e pessoas idosas.


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