04/04/20
32º/19ºLONDRINA
|
Conquista!

Turismo de aventura brasileiro ganha selo internacional de qualidade

Os hotéis fazenda Campo dos Sonhos e Parque dos Sonhos localizados em Socorro (SP) e Bueno Brandão (MG) respectivamente, obtiveram a certificação internacional NBR ISO 21101 para atividades de turismo de aventura. Estes são os primeiros estabelecimentos brasileiros a obterem este tipo de certificação e um dos primeiros do mundo.

Para o Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, a certificação contempla as atividades de cavalgada, tirolesa e arvorismo. Já para o Parque dos Sonhos estão contempladas, além dessas, as atividades de rapel e boia cross. Segundo a administração dos hotéis, cerca de 78 mil pessoas por ano fazem essas atividades nas duas empresas.


Na avaliação do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, a conquista reforça a posição do país como um dos principais destinos do turismo de aventura. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o primeiro colocado no mundo em recursos naturais.

As certificações ISO levam em consideração, não só a qualidade dos produtos e serviços, mas toda a cadeia produtiva. Das empresas que promovem atividades ligadas ao turismo de aventura às operadoras que oferecem pacotes turísticos e os fornecedores de equipamentos como capacetes, cordas, caiaques e mosquetões.

Construção coletiva

A conquista da certificação internacional reforça o posicionamento do Brasil como protagonista no cenário internacional do turismo de aventura. A ABNT NBR ISO 21101 foi desenvolvida com base na expertise dos empresários brasileiros e substituiu, em 2014, a ABNT NBR 15331, para alinhar o padrão do país aos requisitos internacionais de gestão da segurança.

Evandro Schütz, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), afirma que a certificação ISO dos hotéis Campo e Parque dos Sonhos é o marco principal de uma construção coletiva que começou há mais de 10 anos, com a participação do Ministério do Turismo, de empresários do setor, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). "É a prova de que, naquela época o Brasil escolheu o caminho certo e agora provou que com a mobilização do setor é possível transformar o país no maior destino de aventura do planeta", diz Schütz.

Os dois estabelecimentos também contam com a certificação ABNT NBR 9050 para hotéis adaptados para receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Agora, estão em processo de obtenção do certificado ABNT NBR 15401 de sustentabilidade.
Redação Bonde com MTur
PUBLICIDADE
Continue lendo
Rota dos vinhos
Governador sanciona leis para fomento do turismo rural1
02/10/2017 14:32
Concurso
Organização Mundial do Turismo irá premiar viajante para promover turismo sustentável1
29/09/2017 18:03
Roteiros turísticos
As sete maravilhas do mundo moderno e seus segredos; conheça!
29/09/2017 17:24
Diversas opções
Chapada dos Veadeiros: conheça os lugares mais secretos dessa linda região goiana
28/09/2017 16:18
Universo tecnológico
Seis startups que ajudam e incentivam o turismo; conheça!1
27/09/2017 08:20
Veja mais e a capa do canal
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE