Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Talentos do Brasil Rural

Agricultura familiar impulsiona roteiros turísticos brasileiros

Redação Bonde com MTur
09 mai 2016 às 19:13
- Divulgação/MTur
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A experiência de conhecer os processos de produção do café, do vinho e da cachaça, além da oportunidade de degustar os produtos cultivados na agricultura familiar encanta os visitantes dos roteiros turísticos que integram o Talentos do Brasil Rural. O programa desenvolvido em 2009 pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, tem como objetivo promover produtos e serviços da agricultura familiar no turismo brasileiro.

Em Minas Gerais, a produção do café e da cachaça, juntamente com a degustação das bebidas são os principais atrativos do roteiro turístico Café com Cachaça nos municípios de Acaiaca, Araponga, Canaã, Guaraciaba e Viçosa. Durante o passeio, os visitantes podem conhecer os engenhos que preservam os moinhos d’água - utilizados no início do século - e as fazendas cafeeiras que apresentam o modelo de produção dos cafés convencional e orgânico. O roteiro também passa por propriedades voltadas à produção de vinho, rapadura e açúcar mascavo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No município de Gramado (RS), o roteiro de Agroturismo apresenta a cultura dos italianos e alemães que vieram para o Brasil no período colonial. Durante a visita é possível conhecer o moinho com roda d’água que era utilizado para produzir a farinha de milho e a ervateira – local destinado à produção da erva mate – que revela o processo de produção do chimarrão, do plantio até a sua degustação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Primevera chegou!

Conheça quais são as cidades brasileiras que são excelentes destinos durante a primavera

Imagem de destaque
Semana comemorativa

Saiba quais são os principais teatros brasileiros; conheça!

Imagem de destaque
Vida nas estradas

Mochilar pelo Brasil: confira dicas preciosas e se jogue na estrada

Imagem de destaque
Formosa

Berço das águas e ecoturismo no entorno de Brasília; conheça!


O Rio Grande do Sul também oferece aos visitantes os roteiros Caminhos da Colônia, nos municípios de Caxias do Sul e Flores da Cunha, e Caminhos de Pedra, em Bento Rodrigues. Nestes roteiros a produção de vinho e a cultura dos imigrantes italianos destacam-se entre os atrativos, com visitas às vinícolas e contemplação da arquitetura típica do período colonial.


Divulgação/MTur
Divulgação/MTur


Em São José dos Pinhais (PR), o roteiro Caminho do Vinho apresenta o processo de produção da bebida e as heranças culturais dos imigrantes italianos. O roteiro conta atualmente com nove vinícolas, nove restaurantes e quatro cafés coloniais. No município de Petrópolis (RJ), o processo de criação de trutas e a produção e degustação de escargot atraem turistas ao roteiro intitulado Caminhos do Brejal.


Divulgação/MTur
Divulgação/MTur

Já na Paraíba, as cidades de Areia e Bananeiras oferecem aos visitantes o roteiro Caminho dos Engenhos, que apresenta o processo de moagem da cana-de-açúcar e a destilação do álcool para a produção da cachaça.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade