Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Está pensando em viajar?

Cinco motivos para se apaixonar pela região dos lagos, no Rio de Janeiro

Redação Bonde com MTur
01 ago 2016 às 11:36
- Divulgação/Embratur
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A região dos lagos é um paraíso de sol e de praias de águas transparentes e uma tonalidade de azul que deixa qualquer um de queixo caído. Esse cantinho do litoral privilegiado por ter sol quase o ano inteiro é muito visitado pelos cariocas nos feriados e férias de fim de ano, mas também tem projeção internacional. É aqui que estão Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio (o ABC do Rio)!

Desde o último sábado, o Ministério do Turismo está na região em uma Press Trip com jornalistas do Trivago, Estadão e Correio Braziliense, como parte do projeto para divulgar os destinos brasileiros que vão receber o revezamento da Tocha Olímpica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Veja abaixo algumas atrações da região que podem te fazer prolongar a estadia no Estado do Rio. Acompanhe mais detalhes da região no Twitter do Ministério do Turismo (@Mturismo).

Leia mais:

Imagem de destaque
Primevera chegou!

Conheça quais são as cidades brasileiras que são excelentes destinos durante a primavera

Imagem de destaque
Semana comemorativa

Saiba quais são os principais teatros brasileiros; conheça!

Imagem de destaque
Vida nas estradas

Mochilar pelo Brasil: confira dicas preciosas e se jogue na estrada

Imagem de destaque
Formosa

Berço das águas e ecoturismo no entorno de Brasília; conheça!


Praias

Publicidade


Divulgação/Embratur
Divulgação/Embratur


A beleza das praias e a badalação em torno delas são o principal atrativo da região dos lagos. Em Cabo Frio, conheça as praias do Peró, do Foguete, do Forte e das Dunas. Em Búzios, a Geribá é famosa e badalada. Só em Arraial do Cabo são sete praias, sendo algumas com acesso apenas por trilhas ou barcos, o que as tornam ainda mais especiais.


História

Publicidade


Divulgação/Gustavo Messina
Divulgação/Gustavo Messina


Cabo Frio é o centro da história da região. É a 7ª vila erguida no Brasil e a 5ª do Rio de Janeiro. O Bairro da Passagem, que já foi habitado pela família real portuguesa e por escravos na época da colonização, hoje leva um ar de história e boemia. Bares charmosos com música ao vivo e construções tombadas pelo Iphan dão a cara do local, que vale ser visitado com um guia que relembre a história.


Aos últimos domingos do mês, uma roda de samba e de jongo podem ser deliciosamente apreciadas na praça central do bairro.

Publicidade


Compras


Entre uma praia e outra, um fato e outro da história, se perca nas compras! Em Búzios, todas as marcas estão reunidas na rua das pedras. As lojas são charmosas, com vista para o mar, e as galerias te fazem querer prolongar o tempo ali. Em Cabo Frio, não perca a Rua dos Biquinis: 400 metros e quase 100 lojas de moda praia. Os preços começam em R$20 e tem para todos os gostos!

Publicidade


Esportes ao ar livre


Divulgação/Gustavo Messina
Divulgação/Gustavo Messina


O clima e as mais variadas formas de praia (enseadas ou mar aberto) da região dos lagos permite a prática de vários esportes. De maio e outubro, Cabo Frio fica perfeito para o surf. Não à toa, Arraial é conhecida como a capital do mergulho. É possível ver peixes, corais e até naufrágios não tão longe da costa. Em Búzios, tem um pouco de tudo: stand up pode ser uma boa opção nas praias mais calmas.

Publicidade


Gastronomia


Não há um tipo de gastronomia específica na região dos lagos. Ali, encontra-se de tudo: comida japonesa, tailandesa, árabe, italiana e de frutos do mar. Prove os frutos do mar e os peixes! Muitos são pescados e limpos no porto da cidade mesmo, mais frescos impossível! Acompanhe o calendário de festivais gastronômicos da região - de 2 de setembro a 2 de outubro acontece o Cabo Frio Sabores - e se delicie!


Investimentos

O Ministério do Turismo já investiu R$ 13,8 milhões em obras de desenvolvimento da infraestrutura turística nos municípios fluminenses que receberão o símbolo olímpico nesta segunda-feira, como a urbanização da orla em Iguaba Grande e a implantação de sinalização turística em São Pedro da Aldeia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade