Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Paisagens aquáticas

Conheça os 7 melhores lugares do Brasil para mergulhar

Redação Bonde
20 set 2013 às 12:44
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com mais de 9 mil quilômetros de litoral, o Brasil é considerado um paraíso para mergulhadores, seja no mar ou na água doce. Não importa a região, sempre há pontos onde é possível apreciar as belezas marinhas e os grandes naufrágios.

Para a a turismóloga Marília Capanelli, mergulhar é descobrir e conhecer um mundo totalmente diferente do que vivemos. "Crianças, jovens, idosos e portadores de necessidades especiais podem e devem se aventurar e descobrir esse universo único, contagiante", incentiva.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A especialista em turismo destaca que, antes de qualquer prática de mergulho, é preciso buscar todas as informações necessárias para a segurança do próprio mergulhador. "Atentar para os equipamentos necessários, conhecer o local e região onde se pretende fazer o mergulho é essencial tanto em áreas de naufrágios quanto em cavernas", diz.

Leia mais:

Imagem de destaque
Primevera chegou!

Conheça quais são as cidades brasileiras que são excelentes destinos durante a primavera

Imagem de destaque
Semana comemorativa

Saiba quais são os principais teatros brasileiros; conheça!

Imagem de destaque
Vida nas estradas

Mochilar pelo Brasil: confira dicas preciosas e se jogue na estrada

Imagem de destaque
Formosa

Berço das águas e ecoturismo no entorno de Brasília; conheça!


Cursos básicos, técnicos ou profissionais, e ter conhecimento das técnicas que são utilizadas para a prática são recomendados. "É preciso sempre ser orientado e acompanhado por um instrutor profissional e em operadoras de turismo confiáveis", observa.

Publicidade


Confira os setes melhores lugares para se mergulhar no Brasil:


Santa Catarina

Publicidade


No litoral catarinense o destaque é o ponto de mergulho do Arquipélago Arvoredo, considerados um dos grandes patrimônios naturais e arqueológicos do litoral brasileiro. O arquipélago é protegido pelo Ibama e qualquer atividade de visitação precisa de autorização.


Pontos de mergulho: Calhau São Pedro, Garganta do Diabo, Pedra da Baleia, Pedras Negras Ponta Sul e Portinho.

Publicidade


São Paulo


São Paulo oferece pontos de mergulho para mergulhadores básicos e técnicos. É um dos estados com um grande número de acidentes de navios cargueiros, uma excelente opção para o mergulho técnico.

Publicidade


Reprodução
Reprodução - Arquipélago de Alcatrazes/São Paulo
Arquipélago de Alcatrazes/São Paulo


Pontos de mergulho: Arquipélago de Alcatrazes, Ilha Anchieta, Ilha Bela e Laje de Santos são os principais pontos com grande variação da fauna marinha.


Rio de Janeiro

Publicidade


O Rio realmente é um dos melhores lugares para a prática de mergulho. Apesar das temperaturas mais baixas do mar, a transparência da água e a riquíssima fauna marinha reservam lindas surpresas aos mergulhadores. O período que as águas estão mais transparentes é de março a outubro, quando chove pouco e o mar fica mais tranquilo.


Reprodução
Reprodução - Arraial do Cabo/Rio de Janeiro
Arraial do Cabo/Rio de Janeiro


Pontos de mergulho: Praia de Arraial do Cabo, Ilha de Cabo Frio, Gruta Azul, Praia Vermelha, Ilha dos Franceses, Lajes do Foguete e do Peró, Búzios e Paraty.

Publicidade


Bahia


Em Salvador há vários pontos de mergulho maravilhosos: Banco da Panela, Beirada do Badejo, Ilha dos Frades, Caramuanas, Paredes e Mar Azul, mas a grande atração para mergulhadores é Abrolhos. Lá há corais de origem vulcânica e que formam cadeias de montanhas submersas. A melhor época para o mergulho vai de Dezembro a Fevereiro. O local é um Parque Nacional, protegido por Decreto Federal.


Reprodução
Reprodução - Ilha dos Frades/Bahia
Ilha dos Frades/Bahia


Pernambuco


Recife é capital brasileira dos naufrágios. E o arquipélogo de Fernando de Noronha é um dos melhores pontos de mergulho do mundo. É uma área de preservação ambiental, com águas claras, de boa visibilidade a até 50 metros de profundidade.


Reprodução
Reprodução - Fernando de Noronha/Pernambuco
Fernando de Noronha/Pernambuco


São mais de 230 espécies de peixes em profundidades que variam de 1 a 70 metros. Para mergulhadores avançados é possível apreciar a Corveta Ipiranga - um navio naufragado a 64 metros de profundidade, considerado um dos mais belos e intactos do mundo.


Pontos de mergulho: Caverna da Sapata, Laje Dois Irmãos, Pedras Secas, Buraco do Inferno, Buraco das Cabras e Cabeço Submarino, entre outros.


Rio Grande do Norte


Já o Rio Grande do Norte possui uma fauna diversificada e pontos para mergulhadores iniciantes e avançados. Em Parrachos de Maracajaú, há um banco de corais que fica a 7 km de distância da costa, em Natal.


Reprodução
Reprodução - Parrachos de Maracajaú/Natal (RN)
Parrachos de Maracajaú/Natal (RN)


Pontos de mergulho: Batente das Agulhas, Cabeça do Félix, Cabeça dos Galos, Serigado de Fora e Tartaruguinha.


Alagoas


Em Alagoas existem espaços ideais para mergulhos livres e mais tranquilos, com uma visibilidade excelente, entre 7 a 30 metros. Devido às lagoas da região, as águas do litoral alagoano sofrem grandes alterações de visibilidade e deve-se tomar cuidado com as marés.


Reprodução
Reprodução - Maragogi/Alagoas
Maragogi/Alagoas

Pontos de mergulho em Maceió: Cabeços, Eufrásio, Maragogí, Paripueira, Praia do Francês e Recanto. (Fonte: Mergulho Scuba)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade