18/11/19
º/º
Águas do Tocantins

Conheça Taquaruçu, um local para quem busca harmonia e contato com a natureza

O distrito de Taquaruçu é um dos povoados mais antigos do Tocantins. A comunidade fica no lado oposto ao lago de Palmas, que banha a capital com suas praias, ilhas e muitas opções de esportes náuticos. Taquaruçu é um convite para quem busca harmonia e contato com a natureza em meio as belezas do cerrado. São mais de 80 cachoeiras, algumas já famosas pelas dimensões de suas quedas d`água.

Divulgação/Portal de Turismo Tocantins
Divulgação/Portal de Turismo Tocantins


Antigo ponto de parada de tropeiros, remete à tranquilidade das pequenas cidades, atraindo moradores de fins de semana e turistas para as casas de campo e pousadas. O refúgio dos moradores de Palmas, também oferece momentos de adrenalina aos visitantes. Além das 82 cachoeiras catalogadas, paredões, grutas, córregos e mirantes possibilitam aos turistas a prática de atividades radicais como rapel, tirolesa e trilhas.

As cachoeiras são os principais atrativos, entre elas, a Roncadeira com 70 metros de altura. A queda forma um pequeno lago de água fria e banho revigorante. Até o local, o turista percorre uma trilha, na mata, de 1,5 quilômetro. O visitante pode ainda aventurar-se e fazer rapel.

Também se destaca entre os visitantes a cachoeira Escorrega Macaco que, juntamente com a Roncadeira recebe cerca de 400 visitantes por dia em alta temporada. Ambas ficam em Área de Proteção Ambiental e tem a visita controlada. A cachoeira do Evilson é outra muito procurada pela beleza da cascata.

Divulgação/Portal de Turismo Tocantins
Divulgação/Portal de Turismo Tocantins


Além das cachoeiras, o turista ainda pode apreciar a Corredeira do Rio São João e o Balneário Natureza que fazem parte do roteiro de Taquaruçu. Já a Pedra do Pedro Paulo lembra um altar no topo da Serra de Taquaruçu, a 600 metros de altitude. O mirante oferece uma visão panorâmica do povoado. A subida exige preparo físico e dura cerca de meia hora.

Outro atrativo é a Tirolesa Voo do Pontal. É só prender o fôlego e descer 1.300 metros de extensão, a uma altitude de 380 metros. Haja adrenalina!

Gastronomia
Divulgação/Portal de Turismo Tocantins
Divulgação/Portal de Turismo Tocantins

Há 10 anos, o Festival Gastronômico de Taquaruçu tem sido um dos principais eventos de Palmas, realizado sempre no mês de setembro. Na última edição, mais de 60 pratos da cozinha local e nacional disputaram o título de melhor comida produzida no Tocantins em três modalidades: pratos salgados, doces e comidinhas.

Aos ingredientes da cozinha juntam-se outros aspectos que fazem a economia do turismo girar na comunidade como a música, o artesanato e a cultura local. São cinco dias de atividades. O povoado de 4 mil habitantes chega a receber até 40 mil pessoas por noite de festa.
Ministério do Turismo
PUBLICIDADE
comentários
Continue lendo
Rota dos vinhos

Governador sanciona leis para fomento do turismo rural

Roteiros turísticos

As sete maravilhas do mundo moderno e seus segredos; conheça!

Universo tecnológico

Seis startups que ajudam e incentivam o turismo; conheça!

Veja mais e a capa do canal
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE