Pesquisar

Canais

Serviços

- Divulgação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Conheça

Parnaíba, o delta selvagem na ponta do Brasil

Redação Bonde com informações do Ministério do Turismo
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

Mais de 73 ilhas e sol o ano inteiro. É isso que o turista vai encontrar na região do Delta do Parnaíba, um paraíso tropical onde é possível desfrutar a mistura do Atlântico com rios e igarapés rodeados por dunas que chegam a medir 40 m. Quem quiser conhecer um dos mais lindos litorais do Brasil não pode deixar de visitar também a Ilha do Caju, localizada no lado maranhense do delta.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

O turista deve pedir autorização para entrar no lugar, que abriga 27 km de praias desertas e diversas espécies de animais, entre elas tucanos e camaleões. O Delta do Parnaíba é um dos únicos do mundo em mar aberto.

Continua depois da publicidade


Parnaíba


Parnaíba é a segunda maior cidade do Piauí e é o ponto de apoio para quem quer conhecer o Delta do Parnaíba – único das Américas em mar aberto e um dos poucos com essa característica no mundo.


O Delta é mesmo a maior atração turística local. Ele é formado pela foz do Rio Parnaíba que, ao aproximar-se do mar, abre-se em cinco braços nos quais estão espalhadas cerca de 70 ilhas. Um passeio de barco coloca o visitante em contato com o riquíssimo ecossistema do lugar.

Continua depois da publicidade


Outro atrativo imperdível é a Praia da Pedra do Sal, na Ilha Grande de Santa Isabel. Com extensa formação rochosa que avança rumo ao Oceano Atlântico, a praia fica dividida em duas áreas: uma com ondas fortes que se chocam com as pedras, formando um espetáculo de formas e espuma, e outra parte de mar mais calmo. A paisagem se completa com dunas, barcos de pescadores nativos e um farol inaugurado no século XIX.


Na cidade, é interessante conhecer o Centro Cívico, construído com pedras de 115 municípios piauienses, para simbolizar a união do estado. Também vale a pena fazer uma visita ao Porto das Barcas, onde casarões coloniais restaurados abrigam bares, restaurantes, lojas e galerias.


Cajueiro da Praia


Cajueiro da Praia é o município piauiense que está mais próximo do estado do Ceará. Localizado a 420 km de Teresina, a pequena cidade de 6 mil habitantes tem território de 281 km², grande potencial para o turismo ecológico e um belo litoral, sempre ensolarado.


As praias mais famosas do município são a de Barra Grande, muito freqüentada por ter a orla urbanizada; e a de Cajueiro, sede de uma estação do Projeto Peixe-Boi, que pesquisa e estimula a preservação do peixe-boi marinho, espécie em extinção.


Um grande destaque de Cajueiro da Praia é a culinária típica, à base de caranguejo e camarão. Várias fazendas da região se dedicam ao cultivo do pequeno e saboroso crustáceo.


Para quem visita a cidade ao final do mês de julho pode assistir à tradicional Regata de Canoas. Os participantes saem de Cajueiro da Praia com destino à Barra Grande.


Programas imperdíveis:


Fazer uma relaxante caminhada pelos parques de Teresina


Comprar os bordados da Cooperativa Artesanal de Buriti dos Lopes e artesanatos de palha de carnaúba na Ilha de Santa Isabel


Se refrescar no fim do dia com o sorvetes de sapoti e cajá, nas cidades de Parnaíba e Luís Correia

Ver o pôr-do-sol na Lagoa do Portinho, em Parnaíba


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade