Pesquisar

Canais

Serviços

Na palma da mão

Aplicativos ajudam o turista com informações corretas durante viagens

- Reprodução
Redação Bonde com MTur
29 fev 2016 às 18:17
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

As ferramentas tecnológicas estão cada vez mais presentes na vida dos turistas. Em razão disso, algumas secretarias de turismo e empresas têm investido em aplicativos para auxiliar o viajante na hora de escolher uma atração para visitar ou um restaurante. Assim, a tradicional cena do turista perdido está ficando no passado. A informação correta já pode ser acessada na palma da mão.

Continua depois da publicidade

No ramo de alimentação, o aplicativo Menu for Tourist foi apresentado na última Campus Party em janeiro deste ano, em São Paulo. A ferramenta oficial da prefeitura do Rio de Janeiro, finalista de um concurso do Sebrae, traz cardápios dos restaurantes cariocas traduzidos para oito idiomas, além do português (inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, mandarim, japonês e russo) e o download é gratuito. O aplicativo está disponível na Google Play Store para telefones Android e sistema IOS.


Também é possível localizar restaurantes próximos, verificar preços e consultar uma lista de atrações turísticas de acordo com a distância, endereço e descrição do local. O visitante ainda pode acessar informações sobre casas de câmbio, agências de viagens, lojas, serviços, hotéis e albergues, entre outras.


"Foram feitos 15 mil downloads desde o lançamento, em dezembro de 2014. Os brasileiros, argentinos e americanos foram os que mais utilizaram o aplicativo", informou Melina Guelman, presidente da ferramenta.


Em Paraty (RJ), a prefeitura também está fazendo uso da estratégia, com um aplicativo da cidade voltado para auxiliar turistas com informações das atrações e serviços: o Paraty Guia Completo. O projeto, idealizado pela Secretaria de Turismo, teve sua plataforma desenvolvida por uma empresa privada.

Continua depois da publicidade


O app traz informações sobre eventos, pousadas e hotéis, restaurantes, praias, passeios e prestadores de serviços. Além de aumentar a visibilidade dos estabelecimentos, a ferramenta também auxilia o turista em busca por informações. "O aplicativo de Paraty amplia a segurança do turista interessado em conhecer a cidade de maneira mais assertiva", comenta o secretário de turismo da cidade, Wladimir Santander.


O Ministério do Turismo também lançou, em 2014, sua ferramenta batizada de Turismo Acessível, com intuito de ampliar a comunicação e as informações a respeito da acessibilidade de estabelecimentos e destinos turísticos brasileiros e, desta forma, facilitar a vida de pessoas com deficiência durante as viagens.


A ferramenta colaborativa tem 233 estabelecimentos cadastrados e está disponível para download nos sistemas IOS, Windows Phone e Android. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 45 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência, o que corresponde à 23,9% da população do país.

Faltando pouco menos de 200 dias para a abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o aplicativo será uma importante ferramenta para atletas e visitantes que estarão no país para participar do maior evento esportivo do mundo.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade