Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Para curtir sem problemas

Confira as principais dicas de saúde para uma viagem tranquila e sem riscos

Redação Bonde com MTur
23 set 2016 às 12:59
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ao interromper a rotina e embarcar em uma viagem, ainda que curta, - a trabalho ou lazer -, o visitante encontra um ambiente diferente. Se a ideia é fugir das preocupações, é preciso de manter atento a uma questão: a saúde. Para isso, o planejamento é fundamental. O site Viaje Legal, do Ministério do Turismo, reúne dicas valiosas sobre os cuidados que devem ser tomados para garantir uma viagem tranquila e segura.

Até a roupa que será usada deve ser apropriada ao meio de transporte e ao clima do destino turístico, seja ele quente, frio, úmido ou seco. Antes de embarcar para o destino, é importante se informar sobre a rede credenciada para o plano de saúde do viajante apesar de o Sistema Único de Saúde (SUS) garantir acesso universal e gratuito para todos os brasileiros. Outro ponto importante é assegurar se a região de destino demanda algum tipo de cuidado especial, como vacinas. O planejamento evita também que o turista enfrente epidemias ou visite locais com risco de infecção grave.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para os adeptos da gastronomia local, um alerta: água não tratada e bebidas preparadas com gelo de origem duvidosa estão entre os principais vetores de doenças. Peixes e frutos do mar podem causar alergias e, em situações mais extremas, até problemas neurológicos. Já alimentos vendidos nas ruas também podem ser uma ameaça à saúde do viajante.

Leia mais:

Imagem de destaque
Projetos cheios de charme

Arquiteto prepara guia para pergolados e gazebos dos sonhos

Imagem de destaque
Confira!

Sete aplicativos gratuitos que todo viajante precisa ter

Imagem de destaque
Atenção, viajante!

Vai viajar? Saiba as regras de cada companhia aérea para as bagagens

Imagem de destaque
De volta à rotina

Especialista dá dicas para ter uma viagem com muitas recordações e poucas dívidas


"Por meio do Viaje Legal, o Ministério do Turismo orienta o viajante a uma série de cuidados que devem ser tomados para garantir um passeio sem problemas. É um importante material que serve para apoiar o turista em vários aspectos, desde a contratação do pacote turístico, passando pelo embarque e hospedagem, até questões de saúde", explicou Isabel Barnasque, diretora interina de Formalização e Qualificação no Turismo.

Publicidade


A estação escolhida para a viagem também merece atenção, uma vez que algumas doenças são típicas do inverno, enquanto outras estão mais associadas ao verão. O guia Viaje Legal orienta, ainda, que qualquer problema de saúde, como alergia a alimentos, problemas cardíacos ou alguma necessidade especial sejam comunicadas ao agente de viagem. É importante também respeitar as regras de segurança nos transportes e equipamentos turísticos. São cuidados que reduzem riscos de acidente e o perigo de contrair doenças durante o passeio.


VACINAS – A vacina contra a febre amarela deve ser aplicada 10 dias antes da viagem para regiões com risco da doença. A validade da imunização é de 10 anos. Crianças, adultos e idosos devem viajar sempre em dia com os exames de rotina e o calendário de vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI), entre elas, gripe, sarampo, rubéola e paralisia infantil. Fonte: pni.datasus.gov.br

Vale lembra que algumas infecções só se manifestam após o retorno para casa. Nesse caso, o turista deve indicar o roteiro da viagem para que o médico possa identificar possíveis causas, facilitando o diagnóstico e tratamento da doença. Fonte: portalsaude.saude.gov.br


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade