Pesquisar

Canais

Serviços

- Divulgação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Roteiro literário

Lugares essenciais para amantes de livros visitarem em São Paulo

Redação Bonde
08 dez 2016 às 14:27
Continua depois da publicidade

A capital paulista é um lugar vivo com inúmeras coisas para fazer, com opções dos mais variados programas para todo os gosto do Brasil inteiro. O que não passa quase nunca na cabeça do turista é ver coisas diferentes pela cidade.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Os amantes de livros e literatura, podem sair do roteiro óbvio e ver uma São Paulo encantada, como um universo de livros, por vários lugares diferentes espalhados pela metrópole. A cidade possui muitos sebos, livrarias e centros culturais que têm muitas obras prontas para serem lidas ou levadas para uma estante pessoal.

Continua depois da publicidade


Para os amantes da arte literária que se objetifica em forma de livro, São Paulo pode ser um paraíso, com muitas opções em toda sua área, que permitem que o leitor encontre coisas que talvez não encontrariam em outro lugar e, o obriga a sair pela cidade. Duas vantagens para procurar as livrarias e sebos do lugar. Então não deixe de anotar os principais lugares para se encantar por um paraíso de livros em São Paulo.


Livraria Cultura


A Livraris Cultura possui 08 lojas pela capital paulista, em muitos cantos da cidade, mas a mais significativa de todas, é a loja da Av. Paulista. Ela possui um acervo de mais de dois milhões de títulos diferentes. Além da loja da Paulista, sua loja do Conjunto Nacional, é a maior livraria do país, em São Paulo desde 1969, com mais de 4 mil metros². A livraria é uma parada obrigatória para quem visita São Paulo e ama os livros.

Continua depois da publicidade


Livraria da Vila


A Livraria da Vila tem 06 lojas pela cidade e é uma das principais livrarias de São Paulo. Além de ser uma das mais queridas e procuradas livrarias da cidade, ela possui muitos eventos e palestras com escritores e detores do país inteiro - às vezes até de fora - , o que da mais respeito e credibilidade do espaço com os leitores. Uma das lojas também pode ser encontrada na Av. Paulista, entre outras de suas tantas localizações.


Reprodução
Reprodução


Reprodução
Reprodução


Mercearia São Pedro


Originária da Vila Madalena, a Mercearia São Pedro existe em um dos melhores bairros da cidade desde 1968 e, é um ambiente jovem, despojado e informal. Construída em uma casa antiga, ela conta com uma pequena locadora e muitas prateleiras cheias de livro. O lugar é uma mistura de restaurante/lanchonete com um bar e uma livraria, com os livros bem dispostos ao público, com cara de banca de jornal.


Reprodução
Reprodução


Reprodução
Reprodução


Centro Cultural São Paulo


O CCSP foi criado inicialmente com uma proposta de ser um espaço para abrigar parte da Biblioteca Mário de Andrade, com o tempo foi sofrendo algumas mudanças e virou um dos primeiros espaços culturais multidisciplinares do país. Existem muitas atividades feitas nesse espaço, desde uma horta comunitária a eventos e encontros. No centro estão a Pinacoteca Municipal, o Arquivo Multimeios e a discoteca Oneyda Alvarenga, além de teatro, palco de dança, debates e discursos. O lugar fica no centro da cidade e recebe pessoas de todo canto de São Paulo, que buscam um pouco de cultura e tranquilidade.


Reprodução
Reprodução


Reprodução
Reprodução


Casa das Rosas


A casa das Rosas, conhecida também por Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, recebe todos os dias pessoas para participarem de sua programação. Inaugurada no começo dos anos 1990, é um centro cultural voltado somente para a literatura, o nome Casa das Rosas é por ter em sua área um dos mais belos jardins da cidade, ela fica na av. Paulista e é até um cartão postal de São Paulo. Sua biblioteca possui mais de 35 mil volumes da coelção do poeta, ensaísta e tradutor, Haroldo de Campos. Além das obras, o local conta com cursos de temas literários e exposições esporádicas, sempre relacionadas à literatura e, também, uma livraris da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que comercializa livros de editoras universitárias.


Reprodução
Reprodução


Reprodução
Reprodução


Fnac


A Fnac é a maior rede de lojas de produtos culturais e digitais da Europa. A livraria oferece também inúmeros itens de música, informática, som e vídeo. Sua loja mais conhecida em São Paulo é a da Av. Paulista, bem perto ao MASP, ela conta com títulos variados, além de promover sempre eventos gratuitos aos seus consumidores de literatura, música, fotografia e tecnologia.


Reprodução
Reprodução


Reprodução
Reprodução


Biblioteca Mário de Andrade


A biblioteca foi inaugurada em 1936, é a primeira biblioteca pública de São Paulo. Seu acervo completo tem aproximadamente 3 milhões de itens, contando com livros, jornais, mapas e multimeios. O espaço passou por uma grande reforma em 2011 e é considerada a segunda maior coleção pública do país, pois é uma biblioteca depositária da ONU. A Biblioteca Mário de Andrade também proporciona ao público palestras, exposições e visitas pelo espaço.


Reprodução
Reprodução


Reprodução
Reprodução

(Com informações de Guia São Paulo)


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade