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Voando pela Europa

Vai viajar? Veja um guia completo sobre companhias aéreas de baixo custo

Redação Bonde
05 ago 2015 às 09:38
- Reprodução
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Muito provavelmente você já ouviu falar de empresas aéreas low cost (baixo custo, em tradução livre). Essas empresas aéreas surgiram nos anos 70 com o intuito de oferecer viagens a preços baixos, porém com menos conforto. Para oferecerem passagens mais baratas, elas podem cobrar por serviços extras a fim de manterem o lucro, tais como comida, embarque prioritário, poltrona marcada, bagagem despachada, entre outras.

Na Europa, há cerca de 60 empresas em franco funcionamento, fazendo todas as rotas possíveis, tais mo Ryanair, Easyjet, Wizz Air, ente outras, sendo as duas primeiras as maiores e mais importantes do continente.

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As companhias aéreas de baixo custo são em sua maioria totalmente online e podem ser encontradas em seus websites ou em buscadores de passagens.

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Aviões, espaço e conforto


A maioria das empresas de baixo custo opera com classe única de passageiros (sem classe executiva, business, etc.). No passado, elas operavam com aviões antigos e de segunda mão para manter o padrão econômico, mas desde 2000, a frota de aeronaves tem sido renovada, com unidades com custo-benefício cada vez maior no consumo de combustível e manutenção. A maioria opera aeronaves Airbus A-320, Boeing 737 e o Bombardier Q400.

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As aeronaves geralmente voam com o mínimo de equipamento possível a fim de economizar com manutenção, limpeza, tornar o avião mais leve (para aumentar rendimento de combustível), entre outros. Ainda, é política das empresas ficarem o menor tempo possível com as aeronaves estacionadas nos pátios dos aeroportos, por que isso significa gasto com taxa aeroportuária. Em outras palavras, prepare-se para fazer o embarque mais rápido da sua vida.


Aeroportos

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Ao optar por uma empresa de baixo custo, você deve se lembrar que essas empresas aéreas voam para aeroportos periféricos, geralmente muito distantes do centro da cidade, o que vai exigir que você gaste mais dinheiro e tempo para se deslocar deles ao seu destino final.


As taxas aeroportuárias em aeroportos menos comerciais são mais baixas, o que é condição principal para as empresas comercializarem passagens a preços mais baixos.

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Se no ato da sua pesquisa, a economia em viajar para o interior for pequena, às vezes é mais prático pagar um pouco mais e eliminar gastos com transporte, fora a dependência de horários de ônibus e demais transportes.


Passagens

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As empresas aéreas geralmente oferecem a opção de passagens com trecho único, em vez de ida e volta conjugada e, suas tarifas aumentam conforme a capacidade da aeronave vai diminuindo. Em outras palavras, comprar passagens com antecedência aumenta suas chances de comprá-las baratas. Uma dica para economizar é comprar passagens de ida e volta separadas, pois elas acabam sendo mais baratas do que comprar ida e volta juntas.


Bagagens

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Empresas de baixo custo geralmente comercializam passagens a preços módicos e obtem seu lucro através da venda de produtos agregados, como seguros, transfers, bagagem, entre outros.


De forma geral, elas não dão ao passageiro franquia de bagagem despachada incluída no preço da passagem, apenas a bagagem de cabine, que pode variar de 6 a 10 ou 15kg, dependendo da empresa, além de ainda ter limitações de tamanho da mala/mochila/bolsa.


Ademais, mesmo que você faça dois voos seguidos pelo mesmo empresa, não é pratica delas transferir sua bagagem despachada de uma aeronave para a outra, pois isso gera custo para a empresa. Logo, você precisa fazer o desembarque, despachar novamente a bagagem e embarcar novamente para o voo seguinte.


Por via de regra, o consenso entre os viajantes de empresas de baixo custo é de se viajar com o mínimo de volume possível, de forma a não precisar despachar bagagens e usufruir somente da franquia de cabine, tornando sua viagem de fato de baixo custo.


Check-in e cartão de embarque


Nunca deixe de fazer o check-in online e de imprimir seu cartão de embarque com antecedência!


A maioria das empresas aéreas geralmente deixa o check-in aberto até 4 horas antes do voo e ainda dão algum tempo extra para que você imprima o cartão de embarque. Caso não o faça, deixando a cargo da companhia imaediatamente antes do embarque, você será cobrado pelo serviço, o que significa mais gastos.


Na Ryanair, por exemplo, uma vez feito o check-in online, você tem até 2h antes do voo para imprimir o cartão de embarque. Mas, se você optar por realizar o check-in no aeroporto (junto à companhia aérea), será cobrado ¢70,00 pelo serviço, e, se optar por apenas solicitar que a companhia imprima o cartão de embarque para você, ¢15,00 a mais serão cobrados de você.


Outras fontes de lucro


A maioria das empresas mantem um comércio aéreo livre de impostos (duty free), em que vendem perfumes e relógios, entre outros produtos.


Ainda, elas oferecem um cardápio simples, mas variado de lanches e pequenas refeições que você pode adquirir sob algum custo, que pode ser analisado de antemão no cardápio que os comissários geralmente entregam quando você entra na aeronave. Cobertores, travesseiros, jogos da loteria e raspadinhas são produtos também comercializados dentro da aeronave.


Quadro de funcionários reduzido

Como as empresas se propõem a ser de baixo custo, em muitos casos, os funcionários atuam em diversas funções. Em algumas companhias, eles são responsáveis pelo balcão de check-in e despacho de bagagens, além de atuarem no portão de embarque, como comissários de bordo e na limpeza da aeronave. (Com informações do Viagem Livre)


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