Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Viagem tranquila

Veja dicas de como driblar o jet lag e não se sinta indisposto em nenhuma viagem

Redação Bonde
27 abr 2015 às 11:29
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem já viajou de avião por períodos longos conhece a sensação de sono incontrolável durante o dia, cansaço, náusea, mau humor, dificuldade para dormir e aquela impressão de que algo está muito errado.
Trata-se do jet lag, uma desorientação que surge ao atravessarmos vários fusos horários – o mundo é dividido em 24 deles – que bagunçam o relógio biológico.

Os sintomas desagradáveis podem perdurar até quatro dias, mas há dicas para colocar em prática antes, durante e depois da viagem e que prometem amenizar o mal-estar. Veja abaixo quais são elas:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1. Antes da viagem:

Leia mais:

Imagem de destaque
Projetos cheios de charme

Arquiteto prepara guia para pergolados e gazebos dos sonhos

Imagem de destaque
Confira!

Sete aplicativos gratuitos que todo viajante precisa ter

Imagem de destaque
Atenção, viajante!

Vai viajar? Saiba as regras de cada companhia aérea para as bagagens

Imagem de destaque
De volta à rotina

Especialista dá dicas para ter uma viagem com muitas recordações e poucas dívidas


Ajuste os horários de sono

Publicidade


Cerca de uma semana antes da partida, mude aos poucos a hora de dormir e acordar, para que coincidam com a do destino final.
"Por exemplo, quem vai para Roma, que está cinco horas à frente do Brasil, deve tentar dormir uma hora mais cedo e acordar uma hora antes, gradualmente, por cinco dias. Já se o destino for Vancouver, que está quatro horas a menos em relação ao Brasil, a dica é despertar uma hora mais tarde e manter-se com os olhos abertos por mais tempo com uma luz forte por perto", diz a neurologista Rosana Cardoso Alves, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.


A iluminação é importante porque controla a liberação da melatonina, o hormônio que induz o sono, produzido quando há ausência de luz.

Publicidade


Faça uma conexão


Se o voo for longo (e houver tempo para isso), tente planejar uma parada no meio do caminho para descansar e se ajustar aos poucos ao novo fuso.

Publicidade


Fique zen


O estresse pode piorar a sensação de jet lag, já que estimula a produção de hormônios como o cortisol que, quando em excesso, predispõe à irritabilidade – tudo o que você não precisa às vésperas de uma viagem. Por isso, procure amenizar a ansiedade pré-avião e tente relaxar e dormir bem nos dias antes da partida.

Publicidade


2. Durante o voo


Tome remédios com moderação

Publicidade


Embora ajudem a passar mais rápido o tempo de viagem, é preciso cautela com medicamentos sedativos e prescrição médica. O sono forçado não facilita a adaptação ao novo horário.


Evite álcool e cafeína

Publicidade


As duas substâncias têm efeito sobre o sistema nervoso central. O álcool age como sedativo e a cafeína, como estimulante. "Elas podem atrapalhar a sincronização do relógio interno em relação ao externo", diz Felício.


A dica, aliás, começa a valer um dia antes da viagem e deve se prolongar até cerca de dois ou três dias após a chegada.


Mantenha-se ativo


No avião, caminhe pelo corredor e alongue o corpo de tempos em tempos. É uma precaução para não ter indisposição causada por dores musculares, além de diminuir o risco de trombose.


"É um cuidado importante principalmente para quem viaja na classe econômica. Pelo espaço reduzido, o passageiro pode ficar com o corpo dolorido", diz o pneumologista Mauricio Bagnato, especialista em Medicina do Sono do Hospital Sírio-Libanês.


3. No destino


Exponha-se à luz do dia


Se chegar ao destino pela manhã, resista à tentação de se jogar na cama quentinha do hotel. Vá para a rua e caminhe em contato com a luz do sol, que inibe a produção da melatonina.
Assim, o corpo se acostuma com mais facilidade ao novo ritmo.


Tire um cochilo


O melhor momento é depois do almoço. Faça uma soneca curta, de no máximo uma hora e meia, apenas para tirar a sensação de fadiga, mas sem atrapalhar o ciclo do sono.


Nos primeiros dias, opte por refeições leves


Essa dica é especialmente útil para quem sofre com enjoos e enxaqueca. Evite frituras, carboidratos brancos (pães, bolos, biscoitos e massas) e alimentos industrializados. Prefira saladas, sopas leves e sanduíches naturais com poucos condimentos.

(com informações BOL)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade