Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Evite armadilhas

Viagem sem estresse: cartilha ajuda turistas a se planejarem

Redação Bonde com MTur
29 dez 2015 às 13:26
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Natal está chegando e com ele o período mais movimentado em portos, aeroportos e rodoviárias do ano. E para que o turista não tenha sua viagem dos sonhos transformada em pesadelo, é preciso ficar atento a alguns cuidados que vão desde a escolha do destino até a volta para casa. Pensando nisso, o guia Viaje Legal, do Ministério do Turismo, disponibiliza dicas para auxiliar o turista a evitar dor de cabeça nas férias.

"O Ministério do Turismo quer ajudar o turista a ter mais segurança na hora de viajar, protegendo-o dos maus prestadores de serviços e de situações potencialmente problemáticas. Desta forma também é possível contribuir para que os bons prestadores de serviço sejam reconhecidos", avaliou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A cartilha traz informações relacionadas a hospedagem, transporte, agências de turismo, guias de turismo, dicas de saúde com cuidados e prevenções, além de dicas para tornar a viagem ainda mais especial. Entre as informações encontradas no site estão os contatos dos Centros de Atendimento ao Turista e cuidados com documentos, bagagens e também na hora de contratar serviços turísticos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Projetos cheios de charme

Arquiteto prepara guia para pergolados e gazebos dos sonhos

Imagem de destaque
Confira!

Sete aplicativos gratuitos que todo viajante precisa ter

Imagem de destaque
Atenção, viajante!

Vai viajar? Saiba as regras de cada companhia aérea para as bagagens

Imagem de destaque
De volta à rotina

Especialista dá dicas para ter uma viagem com muitas recordações e poucas dívidas


Outro destaque importante são as dicas para as viagens com crianças. A orientação é que seja escolhida um destino turístico que também ofereça opções de lazer para os pequenos. Durante o trajeto para o destino escolhido é interessante oferecer um livro, jogos ou brinquedos para o caso de a criança se entediar. É importante conferir também se a hospedagem oferece berço ou cama extra para reserva. Confira abaixo algumas dicas para ajudar antes, durante e depois da viagem.

Publicidade


Checklist das férias


Assim que definir o destino, veja as condições climáticas do local que pretende visitar na época da viagem.

Publicidade


O próximo passo é definir como você chegará ao destino. Se vai de ônibus ou avião, a melhor dica é de que quanto mais cedo a passagem for comprada, melhores serão os preços.


Caso escolha carro ou motorhome, não esqueça que uma revisão antes de pegar a estrada pode evitar muitos problemas;

Publicidade


A regra do quanto antes melhor também vale para a hospedagem. Seja em hotel, pousada, albergue, imóvel alugado ou camping é fundamental ter por escrito a confirmação da reserva com os serviços oferecidos durante a estadia e horário de check-in;


Fique de olho na sua bagagem e bens de valor quando estiver em locais públicos como saguões de hotéis, aeroportos, rodoviárias, etc;

Publicidade


Se você escolheu uma agência, é importante se certificar de que ela deve constar no Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo (CADASTUR)


Verifique também se existe alguma reclamação junto ao PROCON ou entidades de prestadores de serviços turísticos;


Antes de fechar o pacote, confira o que está incluído no preço e peça à agência, com antecedência: documento de confirmação de reserva do hotel; Nota de débito ou recibo da fatura do hotel; Passagens com assento marcado; Roteiro e programação da viagem.

Pronto, aproveite as suas merecidas férias!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade