O momento mais forte da cerimônia pública pela morte do cantor Michael Jackson, assistido por milhões de pessoas ao redor do mundo, ocorreu quando a filha do cantor, Paris Michael Katterine Jackson, de 11 anos, tomou o microfone. "Desde que nasci, papai sempre foi o melhor pai que você pode imaginar. E eu apenas gostaria de dizer que amo ele muito", disse a menina, antes de desabar nos braços da sua tia, Janet Jackson. Os outros dois filhos do cantor, Michael Joseph Jr, conhecido como Prince Michael, de 12 anos, e Prince Michael II, de sete anos, também compareceram à cerimônia. A homenagem teve um tom mais espiritual do que espetacular.
A cerimônia foi aberta pela música de um coral de igreja, enquanto o caixão dourado do cantor adentrava o ginásio Staples Center, e transcorreu com discursos melancólicos e performances musicais. O pastor Lucious W. Smith, da Igreja Batista de Pasadena, fez uma oração, seguido pelos cantores Mariah Carey e Trey Lorenz, que cantaram em dueto a música "I'll Be There", lançada na época em que o cantor fazia parte do grupo Jackson 5. Milhões de fãs ao redor do mundo reuniram-se para assistir a cerimônia, que foi transmitida de Tóquio a Paris e vista em todos os lugares pela internet.
Dentre os que estiveram no Staples Center para a homenagem a Michael Jackson estavam o músico Barry Gordy, o reverendo Al Sharpton e as estrelas do basquete Magic Johnson e Kobe Bryant. Jennifer Hudson cantou "Will You Be There" e John Mayer tocou na guitarra uma versão de "Human Nature". "Este é um momento que eu gostaria de não ter visto", disse Stevie Wonder antes de sua performance. O cantor Smokey Robinson deu início ao serviço lendo mensagens de Diana Ross e de Nelson Mandela, amigos próximos de Jackson. A mensagem do líder sul-africano terminou com a frase "seja forte".
Leia mais:
Silvio Santos desiste de voltar às gravações de seu programa no SBT
Anitta tem alta hospitalar após infecção alimentar
Will Smith homenageia filho por sucesso da música 'Icon'
Tom Brady abandona entrevista após se irritar com comentário sobre sua filha
Cerca de 20 mil pessoas estavam no Staples Center quando o caixão do cantor chegou ao local. Fãs que tinham o ingresso para a cerimônia usaram pulseiras douradas e receberam uma cópia dourada do programa quando entravam no local. Os irmãos do ídolo carregaram o caixão e usaram uma gravata dourada, uma única luva branca e óculos escuros.
Sepultamento
A cerimônia terminou com vários artistas cantando a música "We Are The World", sucesso de 1985, que Michael Jackson e Lionel Richie escreveram para ajudar as vítimas da fome na Etiópia. Na época, a música foi cantada pelos dois e por vários ícones da música americana. Ainda não está claro em qual cemitério o corpo de Michael Jackson será sepultado. Os corpos de muitas celebridades foram sepultados no cemitério Forest Lawn Memorial Park, em Hollywood Hills, mas a família ainda não informou onde o corpo de Jackson repousará.