A escassez dos automóveis zero quilômetro no mercado e a consequente alta no preço do veículo no mercado nacional alterou o setor automotivo. Em virtude disso, o governo do Estado de São Paulo anunciou que, a partir de janeiro de 2022, a taxa do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) vai reduzir de 3,9% para 1,8%.
A iniciativa tem por objetivo alavancar as vendas de usados e seminovos, já que, com menos imposto, a tendência a reverberar para o diminuição do preço ao consumidor
Entretanto, algumas dicas podem auxiliar quem vai aproveitar este momento, já que dúvidas podem surgir na hora da compra.
Leia mais:
Lei que isenta IPVA de motos até 170 cilindradas é sancionada no Paraná
Saiba como identificar problemas no sistema de direção do veículo
Saiba quais são os itens essenciais para verificar no carro antes de pegar a estrada neste fim de ano
Nova opção de transporte, patinetes elétricos começam a funcionar em Londrina
“Atualmente, os seminovos representam uma ótima alternativa para quem deseja adquirir um carro. Além de ser possível ter acesso a maior variedade de opções, o seminovo traz algumas vantagens ao consumidor, tais como retirada imediata do veículo e maior capacidade de negociação. No entanto, é necessário estar atento para não ter surpresas no pós-compra’’, diz Daniel Abbud, fundador e CEO da Dryve, plataforma digital de produtos e soluções automotivas.
O executivo separou as principais dicas para evitar erros durante a escolha. Veja abaixo:
Mapeie o mercado
O ideal é começar o processo com um mapeamento de mercado, traçando quais são suas necessidades com o veículo e pesquisando as marcas que ajudarão a supri-las. É importante considerar o custo versus benefício.
Após chegar em um consenso, é fundamental ir à procura dos modelos com menor índice de reclamações.
Aqui, uma boa dica é também analisar automóveis utilizados por taxistas e frotistas, visto que costumam ser opções mais econômicas e de fácil manutenção, além de evitar os carros fora de linha, já que as peças e mão de obra são restritos.
Compre em um ambiente seguro:
Para escolha do automóvel, uma ótima sugestão é consultar aplicativos do setor, pois além de reunir uma grande variedade de modelos em um único local, essas plataformas também usam a tecnologia a favor do consumidor.
Por meio de profissionais especializados e autorizados, é possível identificar melhores formas de pagamento e os serviços necessários para o veículo, além de detectar falsos anúncios, resultando em ganho de tempo e melhor jornada de compra para o usuário.
Coloque tudo na ponta do lápis:
Antes de fechar o negócio, o comprador deve refletir Além do valor da compra, também é preciso calcular seguro, IPVA e gastos com os reparos necessários no veículo.
Invista no test-drive:
O test-drive é a oportunidade de conferir os principais detalhes de um carro. É, portanto, a chance de avaliar a quilometragem e as condições de motor, assim como a marcha. Dicas: não esqueça de aumentar um pouco a velocidade do automóvel durante a direção, fazer frenagens bruscas e observar possíveis barulhos.