Conhecido também como braço de direção, o terminal axial, peça que liga a caixa de direção aos terminais da direção, possibilitando seu movimento em vários ângulos, é fundamental para a garantia da segurança do veículo. Por isso, é recomendável efetuar inspeções periódicas.
"Embora o terminal axial apresente, geralmente, vida útil longa, na hora da manutenção do sistema de suspensão e direção, o mecânico deve avaliar o estado do componente para evitar que ocorram acidentes já que é um dos itens que assegura a dirigibilidade do veículo”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
Segundo Silva, é possível que a peça se desgaste prematuramente, em condições extremas ou caso outros componentes como a coifa de proteção estejam comprometidos. A recomendação é ficar atento aos indícios de problemas com o terminal axial.
Leia mais:
Lei que isenta IPVA de motos até 170 cilindradas é sancionada no Paraná
Nova opção de transporte, patinetes elétricos começam a funcionar em Londrina
Vai viajar no fim do ano? Veja o que checar na sua moto e festeje tranquilo
Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025
"Ruído vindo debaixo do carro durante as manobras ou folga na direção podem indicar desgaste no terminal axial”, comenta o gerente da Nakata, ressaltando que só o mecânico poderá identificar se o problema é mesmo com essa peça.
Outro sinal que pode apontar desgaste do axial é vibração na direção. Mas, também deve ser analisado pelo profissional habilitado já que outros problemas na suspensão ou balanceamento malfeito podem ocasionar vibração.
Segundo Silva, ao verificar qualquer problema com o terminal axial, é importante substituir a peça para que outras não se desgastem. "Após a troca do axial, é necessário fazer o alinhamento da direção”, completa.