A montadora norte-americana Ford anunciou nesta sexta-feira (3) o seu retorno à Fórmula 1 a partir de 2026. A marca, ausente da F1 desde 2004, será a nova fornecedora de motores das equipes Red Bull e AlphaTauri. O contrato da Ford deverá ir até ao menos a temporada de 2030.
"Este é o início de um novo capítulo empolgante na história do automobilismo da Ford, que começou quando meu bisavô venceu uma corrida que nos permitiu fundar nossa empresa. A Ford retorna ao topo do esporte, trazendo sua longa tradição de inovação, sustentabilidade e eletrificação em uma das vitrines mais visíveis do mundo", celebrou Bill Ford, presidente da gigante norte-americana.
Leia também: Ceo da Ferrari quer equipe de volta como protagonista da Fórmula 1.
Leia mais:
Governo encaminha para Alep projeto que isenta IPVA de motos com até 170 cilindradas
Encontro de carros antigos e rebaixados acontece neste domingo em Londrina
Vai viajar no fim do ano? Veja itens obrigatórios e essenciais para uma viagem tranquila
Motocicletas se multiplicam sob o olhar mais atento da política
Em 2026, a Ford será a única fabricante a estar envolvida em um campo tão amplo de categorias do automobilismo, desde a Fórmula 1 até o Endurance e as provas da IMSA (International Motor Sports Association).
"O retorno da Ford à F1 incorpora a direção que a empresa tomou: criar veículos cada vez mais eletrificados, conectados e modernos", comentou Jim Farley, CEO da empresa.
A Ford é a terceira fabricante de motores de maior sucesso na história da Fórmula 1, com 10 campeonatos de construtores e 13 títulos de pilotos faturados.
"A notícia de que a Ford chegará à Fórmula 1 a partir de 2026 é importante para o esporte e estamos entusiasmados em vê-la se juntar aos outros parceiros automotivos já presentes", disse Stefano Domenicali, CEO da F1.
Brabham, Jaguar, Lotus, McLaren, Stewart e Williams foram algumas das equipes da categoria que já usaram em seus monopostos os motores da Ford.
You’re not dreaming. It’s real. We’re back in #F1, partnering with @RedBullRacing 🏎⚡️ #FordReturns pic.twitter.com/NSLBJ9kQSz
— Ford Performance (@FordPerformance) February 3, 2023
Novo carro
Atual campeã de Construtores, a RBR revelou nesta sexta-feira (3) o RB19, modelo que será utilizado pelo time austríaco na temporada de 2023 da F1.
A pintura do carro da Red Bull mudou bem pouco, seguindo a mesma tendência dos modelos anteriores. O azul escuro ainda é predominante, além de alguns toques em amarelo e vermelho.