Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Projeto "Bio-Electro"

Stellantis mira veículos híbridos a etanol no Brasil

Ansa Brasil
31 jan 2023 às 16:05

Compartilhar notícia

- Divulgação / Stellantis
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O grupo automotivo Stellantis trabalha no desenvolvimento de novas tecnologias voltadas à produção de veículos híbridos movidos a etanol no Brasil.


Em entrevista coletiva nesta terça-feira (31), o presidente da empresa na América do Sul, Antonio Filosa, disse que o projeto se chama "Bio-Electro" e usará tecnologia brasileira, tendo como "epicentro" a fábrica de Betim (MG).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia também: Audi compra participação minoritária da Sauber.

Leia mais:

Imagem de destaque
Antecipe sua revisão

Vai viajar no fim do ano? Veja o que checar na sua moto e festeje tranquilo

Imagem de destaque
Crescimento no mercado

Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025

Imagem de destaque
732 mil beneficiados

Governo encaminha para Alep projeto que isenta IPVA de motos com até 170 cilindradas

Imagem de destaque
Perto da barragem

Encontro de carros antigos e rebaixados acontece neste domingo em Londrina


"Vamos localizar tecnologias que juntem o etanol com eletrificações de vários graus. Não vamos trazer um kit da Ásia e montar em uma fábrica aqui", declarou o executivo, acrescentando que os 1,5 mil engenheiros do grupo em Betim e os 200 em Pernambuco "já estão sendo preparados" para atuar nessa iniciativa.

Publicidade


Em período de silêncio devido à iminente divulgação de resultados pela Stellantis, Filosa não deu prazos para a chegada desses produtos ao mercado, mas disse que as primeiras tecnologias voltadas aos híbridos a etanol podem estar prontas para utilização já neste ano.


"Lembrando que a indústria automobilística precisa em media de 18 a 24 meses para desenvolver um carro novo, partindo das primeiras ideias", ressaltou.


Ainda de acordo com Filosa, o Brasil "sai muito na frente" dos outros países por ter uma matriz energética majoritariamente renovável e uma opção de combustível - o etanol - menos poluente. "Se associar algum tipo de eletrificação a esse etanol, a eficiência se torna ainda maior", afirmou.


O plano do grupo automotivo prevê o lançamento de 43 modelos entre 2021 e 2025, englobando oito marcas (Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, RAM, Abarth, Opel e DS). O pacote inclui 17 SUVs, nove carros de passageiros, nove vans e oito picapes.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo