Pesquisar

Canais

Serviços

Atenção, motoristas!

Pneu murcho: veja algumas dicas para se prevenir

- Divulgação/ Multilaser
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
29 jun 2022 às 16:55
Publicidade
Publicidade

Um pneu murcho no veículo é algo inesperado e que pode acontecer a qualquer momento, até mesmo durante à noite em algum local deserto, com difícil acesso a postos de gasolina ou borracharias. No entanto, existe uma maneira bastante prática para o motorista se prevenir diante deste tipo de situação.

 

Publicidade
Publicidade

Para evitar a troca de pneus em locais inapropriados, ou até mesmo para as pessoas inexperientes neste serviço, uma super dica é carregar sempre um compressor de ar no porta-malas do veículo. A Multilaser, um dos maiores players do segmento de produtos de alta tecnologia no setor automotivo, oferece três modelos de compressores de ar, com voltagem de 12 V, capazes de inflar o pneu em poucos minutos com muita facilidade.   

 

Publicidade
Publicidade

O modelo mais compacto oferece uma capacidade de pressão de 250 PSI com marcador (manômetro), vazão de 15 litros por minuto e três adaptadores para encher bolas, balão e pequenos produtos infláveis. Outra opção disponível é o modelo com botão liga e desliga, que oferece mais praticidade durante o manuseio. Este compressor acompanha uma mangueira de 45 centímetros e vazão de 15 litros por minuto, proporcionando uma capacidade de pressão de até 200 PSI, apropriado também para encher pneus de bicicletas e motos.  

 

Publicidade

Ainda há outra alternativa de compressor com lanterna, para locais com pouca ou nenhuma iluminação. O compressor dispõe de um cilindro metálico de seis centímetros de diâmetro que permite maior vazão, chegando até 25 litros por minuto e capacidade de pressão a 150 PSI. 

Publicidade

 

Publicidade

“Se o pneu furar ou murchar no meio do caminho, o usuário consegue dar uma rápida compressão de ar ao conectar o aparelho na tomada 12 V do carro. Em até dez minutos, o pneu estará em condições de rodar até um local seguro para que sejam tomadas as devidas providências”, explica Erick Magalhães, Gerente Nacional da linha automotiva da Multilaser.  


Publicidade
Publicidade

Pneu murcho e seus riscos


Além da importância de estar com todas as manutenções veiculares em dia, diversos motoristas acabam deixando outros pequenos cuidados de lado, como é o caso dos pneus.  Os perigos de transitar com pneus murchos ou fora da calibragem correta incluem segurança, maior consumo de combustível e gasto irregular dos pneus, reduzindo a sua vida útil.  

 

Caso não esteja calibrado corretamente, o pneu precisa trabalhar mais, gerando um calor excessivo e maior desgaste, correndo risco de explosão. Nesta situação, não é somente o pneu que precisa gerar mais força, mas também o motor do veículo, sendo necessário trabalhar mais para compensar a menor pressão de ar. Estes esforços refletem diretamente no consumo de combustível.  

 

A falta de pressão também faz com que a borracha do pneu se desgaste mais rápido, ocasionando deformidades em sua estrutura. “É por isso que o compressor de ar é um produto indispensável para o uso de todos os motoristas ou motociclistas. É um equipamento compacto, leve e fácil de operar”, finaliza Erick.

Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade