Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Alimentação natural - alternativa à ração?

26 abr 2017 às 17:39
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Esse assunto é bastante polêmico e merece muito cuidado. A dúvida de muito tutores é: dar ou não ração para cães e gatos? Muitos preferem recorrer à alimentação natural, ou seja, ao invés de ração, oferecer carne, legumes, frutas e cereais aos pets.

É preciso ter bastante cuidado ao ressaltar que a alimentação natural não é dar o resto de comida pros bichos. Eu sei que muita gente vai dizer que já teve um bicho criado dessa maneira e que ele viveu muito, era feliz e tudo mais. Porém, a ciência já avançou bastante e sabemos que hoje muitos dos alimentos comuns para nós podem ser bastante danosos aos animais. Então, quem decidir substituir a ração deve estar ciente de que é preciso estudar bastante o assunto e também ter a supervisão de um veterinário.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Não são todos os animais que aceitam a alimentação natural. Principalmente os gatos tendem a ser bastante seletivos em sua alimentação e para eles a ração costuma ser a melhor opção. Mas nada impede o tutor de tentar. Eu particularmente não conheço nenhum gato que se alimente sem ser com a ração. Já cães conheço vários, alguns se alimentam assim há bastante tempo. Entre as razões para os tutores escolherem a alimentação natural estão as alergias e a vontade de fornecer um alimento mais fresco aos pets. Alguns relatam que os problemas de pele sumiram depois que suspenderam a ração.

Leia mais:

Imagem de destaque

Cuidados com o pet no inverno

Imagem de destaque
Balaio de bichos

Nada de chocolate para os pets

Imagem de destaque
Balaio de Bichos

Alimentos proibidos para cães

Imagem de destaque

Feiras de Adoção deste final de semana


Para quem está interessado no assunto, é bom estar ciente que é preciso um certo investimento de tempo, afinal, os alimentos precisam ser limpos e cozidos (caso opte por esse tipo, embora haja também a alimentação natural crua) antes de serem servidos. Mesmo quem opta pela alimentação crua deve congelar os ossos por determinado período de tempo, para evitar problemas.

Publicidade


Quem tem uma vida corrida, abrir o pacote de ração pode ser muito mais simples. Quem tem muitos pets também pode sentir certa dificuldade, ainda mais no começo. Mas a experiência de quem já se acostumou é que com o passar do tempo se pega prática na preparação, os alimentos podem ser congelados e tudo se torna mais simples.


Na alimentação natural também é necessário se atentar para que os alimentos estejam balanceados, de maneira que não falte nenhuma vitamina ou mineral essencial ao pet. Alguns deles precisam ser suplementados, mas tudo de maneira bastante simples, com alimentos que temos em casa mesmo, como azeite e casca de ovo, ou comprados em farmácia.

Para quem se interessa em instituir a alimentação natural, recomendo ler com bastante atenção o site Cachorro Verde, referência no assunto e também buscar a orientação de um veterinário, de preferência com conhecimento de nutrição. Animais que têm algum tipo de patologia também precisam do aval do profissional veterinário, que irá orientar as adaptações necessárias.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade