Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Artrite nos pets

24 abr 2017 às 19:35
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a melhoria das condições de vida de cães e gatos e consequente aumento da expectativa de vida, algumas doenças antes pouco usuais já se tornam mais comuns. Entre elas, a artrite ou poliartrite autoimune. Recebi hoje um artigo com informações importantes sobre essa doença e compartilho abaixo com vocês:

Por mais que os tratamentos veterinários estejam avançando, ainda se fala pouco sobre prevenção. A artrite ou poliartrite autoimune é uma das doenças que mais atingem os pets, podendo se transformar em Artrose nos casos mais graves e diagnosticados tardiamente. A causa da artrite autoimune ainda não foi encontrada pelos especialistas, mas geralmente o surgimento está relacionado ao desgaste das articulações que ficam inflamadas. Essas inflamações podem surgir em qualquer articulação e desencadear outras doenças.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Dificilmente o cão ou o gato é trazido para o ortopedista logo de imediato e sim apenas quando já está mancando, porém, a ida regular ao clínico pode trazer o diagnóstico da artrite ou poliartrite. Ás vezes, o animal fica mais apático, quieto e os donos acham que é apenas uma mudança de comportamento, mas pode ser dor e quanto mais cedo ele é levado, melhor será o tratamento", pontua Vanessa Couto de Magalhães Ferraz, veterinária especializada em ortopedia animal. Ela estará presente na Pet South America, a maior feira do setor pet no Brasil que acontece em agosto, em São Paulo, para falar sobre esse assunto.

Leia mais:

Imagem de destaque

Cuidados com o pet no inverno

Imagem de destaque
Balaio de bichos

Nada de chocolate para os pets

Imagem de destaque
Balaio de Bichos

Alimentos proibidos para cães

Imagem de destaque

Feiras de Adoção deste final de semana


Vanessa conta que em seus primeiros diagnósticos a causa da doença não era tão clara, porém recebia muitos animais nesta condição. "Nos meus casos iniciais algumas fraturas não apareciam nos exames e entendemos que nem sempre essa era a forma de obter o diagnóstico, pois outras inflamações articulatórias também poderiam significar poliartrose", comenta. Para a doutora, um dos principais avanços é o conhecimento que a própria comunidade médica vem obtendo sobre o assunto.


A condição é mais frequente em cães, mas também pode atingir gatos. A grande dificuldade para diagnosticar os felinos é que eles já possuem um comportamento mais reservado, não são agitados como os cachorros e por isso deve-se visitar o veterinário regularmente, essa ainda é a melhor forma de prevenção. Tanto para os casos autoimunes, como os casos que se desenvolvem, a artrite não possui cura, mas apresenta bons significados e melhora na qualidade de vida dos animais com sessões de fisioterapia, acupuntura e medicamentos.

Quanto às raças, as de porte pequeno e médio porte são as mais acometidas pela doença, que se manifesta com mais frequência na meia idade, dos quatro aos sete anos. "Nas raças maiores é um pouco mais comum o desenvolvimento de Displasia coxofemoral que acontece pela diferença da massa muscular com o crescimento dos ossos e pode até ser confundida com a artrite, por isso é bom ter mais que uma opinião na definição do diagnóstico e tratamento", conclui a especialista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade