Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Bolas de pelos

14 mar 2010 às 12:10
Continua depois da publicidade

Gatos são animais extremamente higiênicos e se "banham" com a língua o tempo todo. O "efeito colateral" disso são as bolas de pelos. O animal engole e forma bolas no estômago. Algumas são eliminadas junto com as fezes e outras os animais acabam vomitando. O problema é quando essas bolas não saem e o animal fica engasgado, tossindo. Ou então acabam enduracendo as fezes e provocando prisão de ventre ou até alguma obstrução mais grave.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Para evitar isso, o recomendado é escovar diariamente o animal, principalmente se o gato for angorá, persa ou outra raça de pelos longos. Os gatos de pelos curtos podem ser escovados com uma frequência menor.

Continua depois da publicidade


Também já existem no mercado rações e petiscos apropriados para ajudar a eliminar as bolas de pelos. Outra opção é uma pasta chamada "Malt Paste", um suplemento alimentar na forma de pasta, de sabor agradável ao animal, que você pode aplicar sobre a pata ou focinho. Essa pasta ajuda que os pelos sejam eliminados nas fezes.


Se o animal oferece resistênia na hora da escovação, tente fazer aos poucos e oferecendo petiscos. Aos poucos ele vai associar a escova com algo agradável. O ideal também é acostumá-lo desde filhote e se ele começar a ficar muito irritado, pare e continue mais tarde.


Lembre-se que se o gato vomita com muita frequência, ou expele outras coisas ao invés de pelos, é necessário consultar o veterinário. O mesmo deve ser feito se a tosse não passar.

Continua depois da publicidade



Mande fotos do seu bichinho para [email protected] que publicaremos no blog!


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade