Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Coelho não é presente de Páscoa

29 mar 2018 às 17:04
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Eles são fofos, peludinhos, têm orelhas compridas e um charme próprio. E por serem um dos símbolos da Páscoa, acabam sendo uma das opções de presente nesta época do ano. Porém, um coelho de verdade é um animalzinho que exige diversos cuidados, precisa de carinho, ração, remédios e consultas veterinárias, alguém que cuide dele durante as férias da família, além de ter um temperamento diferente de cães e gatos. Eles têm suas necessidades e é preciso respeitar isso.

Muitas pessoas não pensam em todos esses detalhes na hora da compra e depois da Páscoa é muito comum encontrar coelhos abandonados. Então, na dúvida, compre um de chocolate ou de pelúcia! Mas se você está decidido a ter um coelho como pet e se dispõe a cuidar dele como se deve, seguem algumas dicas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A veterinária Mariana Pestelli, gerente técnica dos setores de Safári e Aquarismo da Petz, explica que a expectativa de vida de um minicoelho é de oito anos e, durante todo este período, ele precisará de carinho e cuidados, como limpeza, alimentação, banho e tosa de vez em quando, visita ao veterinário todo ano, brinquedos e muita atenção. Eles são pequenos, limpos, não fazem barulho, aprendem a fazer as necessidades na caixinha e não precisam de muito espaço para viver, sendo uma ótima opção para quem mora em apartamento pequeno.

Leia mais:

Imagem de destaque

Cuidados com o pet no inverno

Imagem de destaque
Balaio de bichos

Nada de chocolate para os pets

Imagem de destaque
Balaio de Bichos

Alimentos proibidos para cães

Imagem de destaque

Feiras de Adoção deste final de semana


"É preciso limpar comedouros, bebedouros e gaiolas dos coelhos, pois são animais extremamente sensíveis, inclusive aos gases provenientes da sua própria urina", explica o veterinário do HiperZoo, Dr. Marcelo Rocha Carneiro. Também é necessário cortar as unhas e escovar a pelagem frequentemente, sobretudo nas raças de pelos mais longos.

Publicidade


Outra dica importante é sobre atenção, atividades e descanso. Os coelhos precisam de pelo menos 30 minutos diários de exercícios e espaço confortável para descansar. Eles também gostam muito de colo e carinho - nas pontas das orelhas, principalmente. Vacinas e antipulgas não são necessários para essa espécie, mas vermífugos devem ser dados a cada 6 meses ou conforme indicação de médico veterinário especializado. Já a castração deve ser realizada na puberdade, pois anticoncepcionais não são indicados devido aos efeitos colaterais.


Um dos principais cuidados com um pet é fornecer uma alimentação balanceada e fresca. Os coelhos devem comer ração extrusada (própria para coelhos), feno e alfafa em pequenas quantidades. "Petiscos próprios e folhas verdes escuras como espinafre, brócolis, couve, escarola, agrião, almeirão, acelga, folha de cenoura e de beterraba são permitidas", comenta a bióloga Maria Angélica Vieira, do HiperZoo. "Mas nada de oferecer sementes de frutas, biscoitos, pães, bolachas, doces, alface, repolho e couve-flor", alerta.

Publicidade


E a famosa cenoura? Esse é um mito sobre os coelhos. Eles só podem consumir pequenas quantidades do legume, pois são animais herbívoros, ou seja, alimentam-se de folhas e caules em seu habitat natural.


Muitas pessoas acabam desistindo de ter um coelho ou os doam quando descobrem que essa espécie costuma ingerir as próprias fezes. "É verdade que os coelhos comem as próprias fezes, mas fazem isso para reabsorver os nutrientes e proteger a flora intestinal", explica Carneiro.

Publicidade


Para quem se encaixa no perfil de tutor, vale escolher entre as diversas raças do pequeno mamífero. O Fuzzi Lop tem pelagem longa e orelhas caídas, que lhe conferem um aspecto manhoso. Também com orelhas caídas, mas pelagem mais curta, o Mini Lop chega a pesar 3kg. Já o Mini Lion, como o próprio nome revela, parece um "leãozinho", devido a sua pequena juba e imponência. O Teddy é a raça de coelho anão mais recente e possui pelagem longa e macia. E o coelho Anão, também conhecido como Netherland, é considerado o menor do mundo e pode pesar no máximo 1,2 kg quando adulto.



11 dicas para cuidar dos coelhinhos, segundo a Petz

Publicidade



1. O ideal é ter uma gaiola específica ou cercadinho para manter o bichinho em espaço restrito quando não tiver ninguém em casa. Como pode atingir 40 cm de comprimento e até 2,5kg, é importante que fique em gaiolas pelo menos 2 vezes maior que o seu tamanho.


2. Com supervisão, ele deve ser solto pelo menos uma vez por dia para se exercitar, esticar as patas, brincar e interagir com as pessoas da família. Mas não pode viver completamente solto na casa, porque vai acabar roendo móveis, fios e pode se machucar.

Publicidade


3. Todos os dias devem ser trocadas a água e a ração, além de oferecer alimentos frescos, que podem variar a cada dia entre verduras, frutas e legumes.


4. A limpeza da gaiola ou cercado deve ser feita duas vezes por semana, pois o granulado absorve o xixi. Pode se colocada também uma caixinha higiênica como as de gatos.

Publicidade


5. Oferecer brinquedo ajuda a desgastar o dente, caso contrário, ele pode acabar roendo móveis. Esses pets têm como característica o crescimento contínuo do dente.


6. Sensíveis, eles se assustam facilmente. É ideal que fiquem em locais calmos, sem ruídos.


7. É preciso levar ao veterinário todos os anos.


8. Apesar de se adaptarem bem em todas as famílias, aquelas com crianças pequenas devem ensiná-las a carregá-los da maneira correta para evitar fraturas e quedas. Segure sempre apoiando suas patas dianteiras e traseiras.


9. A higiene pode ser feita com lenços umedecidos, mas também é aconselhado o banho em centros de estética com experiência em coelhos. Por serem animais altamente estressáveis, não recomendamos o banho em qualquer local.


10. Uma das raças mais procuradas é a Lion, que é bem peluda, com juba em volta da cabeça, mas precisa ser escovada e levada ao centro de estética de vez em quando para tosas e banho.

11. Os coelhos e lebres não são roedores, e sim lagomorfos. Os dois tipos possuem muitas semelhanças, mas alguns pontos os diferenciam, como a configuração dos dentes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade