Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Cuidados com cadelas grávidas

29 mar 2018 às 17:36
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Se você tem uma cachorrinha e de repente percebe que ela está cansando mais rapidamente, não está comendo como de costume, mas está engordando, suas mamas aparentam estar maiores, não é castrada e por algum descuido ou intencionalmente ouve cruza, é aconselhável que a leve a peluda ao veterinário, pois é provável que ela esteja grávida.

A gestação canina dura entre 58 e 68 dias (em média 60 a 63 dias) e os primeiros sinais e sintomas se manifestam por volta do 20º dia, por isso é muito importante que a confirmação da gravidez seja feita o mais rápido possível, para que se tenha mais cuidado tanto com a mãe quanto como com os filhotes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ao contrário das mulheres, que sentem enjoos e atraso menstrual, as cadelinhas não apresentam estes tipos de sinais, pois seu ciclo gestacional é diferente, tendo outras sintomatologias, como falta ou redução do apetite, aumento dos mamilos (ficam mais escuros e sensíveis), aumento da barriga, cansaço e mal-estar físico. Além disso, normalmente as cadelas procuram lugares e objetos mais quentes, como cobertores, caminhas e quartos sem correntes de ar já pensando em seus filhotes.

Leia mais:

Imagem de destaque

Cuidados com o pet no inverno

Imagem de destaque
Balaio de bichos

Nada de chocolate para os pets

Imagem de destaque
Balaio de Bichos

Alimentos proibidos para cães

Imagem de destaque

Feiras de Adoção deste final de semana


Confirmada a gravidez pelo médico veterinário, a futura mamãe necessitará de cuidados específicos. Sendo assim, não a force fisicamente, ou seja, brincadeiras com bolinhas, corridas ou caminhadas longas deverão ser excluídas neste período. Ao contrário, procure levá-la para fazer caminhadas leves e em horários com temperatura agradável, pois fortalecem o pet para a hora do parto.

Publicidade


É muito importante que a peludinha se alimente bem, por este motivo ofereça ração úmida caso ela esteja com falta de apetite para estimula-la a comer. As refeições devem ser oferecidas duas vezes ao dia, então, procure rações de boa qualidade e que forneça proteína e calorias, essencialmente após o 30º dia de gestação. A boa alimentação nesta fase é importante para que a mamãe tenha condições de proporcionar o melhor desenvolvimento para seus bebês.


Evite o contato do pet com ambientes estressantes, que podem acarretar em um parto prematuro. É muito importante também ter uma conversa com todos os membros da família, pois a colaboração de todos será necessária neste momento.

Publicidade


Monte um espaço confortável para que a mamãe possa dar à luz, com panos, material macio (caminha e papelão) e em ambiente com temperatura adequada, onde ela possa aninhar os filhotes. A qualquer sinal de anormalidade no parto, o veterinário deverá ser acionado imediatamente.


Tomado todos os cuidados, agora só resta curtir muito a gravidez da sua melhor amiga, oferecendo amor e carinho para que ela se sinta segura e tenha uma gestação tranquila, feliz e saudável.

*Por Paula Miranda, adestradora e franqueada da Cão Cidadão


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade