Balaio de Bichos

Cuidados com cadelas grávidas

29 mar 2018 às 17:36

Se você tem uma cachorrinha e de repente percebe que ela está cansando mais rapidamente, não está comendo como de costume, mas está engordando, suas mamas aparentam estar maiores, não é castrada e por algum descuido ou intencionalmente ouve cruza, é aconselhável que a leve a peluda ao veterinário, pois é provável que ela esteja grávida.

A gestação canina dura entre 58 e 68 dias (em média 60 a 63 dias) e os primeiros sinais e sintomas se manifestam por volta do 20º dia, por isso é muito importante que a confirmação da gravidez seja feita o mais rápido possível, para que se tenha mais cuidado tanto com a mãe quanto como com os filhotes.


Ao contrário das mulheres, que sentem enjoos e atraso menstrual, as cadelinhas não apresentam estes tipos de sinais, pois seu ciclo gestacional é diferente, tendo outras sintomatologias, como falta ou redução do apetite, aumento dos mamilos (ficam mais escuros e sensíveis), aumento da barriga, cansaço e mal-estar físico. Além disso, normalmente as cadelas procuram lugares e objetos mais quentes, como cobertores, caminhas e quartos sem correntes de ar já pensando em seus filhotes.


Confirmada a gravidez pelo médico veterinário, a futura mamãe necessitará de cuidados específicos. Sendo assim, não a force fisicamente, ou seja, brincadeiras com bolinhas, corridas ou caminhadas longas deverão ser excluídas neste período. Ao contrário, procure levá-la para fazer caminhadas leves e em horários com temperatura agradável, pois fortalecem o pet para a hora do parto.


É muito importante que a peludinha se alimente bem, por este motivo ofereça ração úmida caso ela esteja com falta de apetite para estimula-la a comer. As refeições devem ser oferecidas duas vezes ao dia, então, procure rações de boa qualidade e que forneça proteína e calorias, essencialmente após o 30º dia de gestação. A boa alimentação nesta fase é importante para que a mamãe tenha condições de proporcionar o melhor desenvolvimento para seus bebês.


Evite o contato do pet com ambientes estressantes, que podem acarretar em um parto prematuro. É muito importante também ter uma conversa com todos os membros da família, pois a colaboração de todos será necessária neste momento.


Monte um espaço confortável para que a mamãe possa dar à luz, com panos, material macio (caminha e papelão) e em ambiente com temperatura adequada, onde ela possa aninhar os filhotes. A qualquer sinal de anormalidade no parto, o veterinário deverá ser acionado imediatamente.


Tomado todos os cuidados, agora só resta curtir muito a gravidez da sua melhor amiga, oferecendo amor e carinho para que ela se sinta segura e tenha uma gestação tranquila, feliz e saudável.

*Por Paula Miranda, adestradora e franqueada da Cão Cidadão


Continue lendo