Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Dia mundial de combate à raiva

28 set 2017 às 16:30
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Hoje, 28 de setembro, é considerado o Dia Mundial de Combate à Raiva. Um das zoonoses mais perigosas por não ter cura, a doença pode ser prevenida com a vacinação de cães e gatos. Infelizmente nem todos se atentam para a importância desse tipo de prevenção e ainda hoje morrem pessoas em todo o mundo devido à raiva.

É muito importante tomar diversos cuidados em caso de mordida por animais desconhecidos. Lave bem o local com água e sabão e procure um posto de saúde. Também é fundamental acompanhar o animal que causou o acidente. Se ele não puder ser observado durante determinado número de dias, até a confirmação de que não está doente, será necessário fazer todo o protocolo da vacina antirrábica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A veterinária Karin Botteon, coordenadora técnica da Boehringer Ingelheim Saúde Animal traz mais informações sobre a doença e ressalta a importância da vacinação: "A raiva poderia ter sido erradicada no Brasil, mas animais e pessoas infectadas ainda representam uma dura realidade. Felizmente, devido à vacinação de cães e gatos, o número de casos diminuiu muito. Mas precisamos levá-lo a zero."

Leia mais:

Imagem de destaque

Cuidados com o pet no inverno

Imagem de destaque
Balaio de bichos

Nada de chocolate para os pets

Imagem de destaque
Balaio de Bichos

Alimentos proibidos para cães

Imagem de destaque

Feiras de Adoção deste final de semana


Quais são as causas da raiva?

Publicidade


Animais selvagens, como morcegos e gambás, quando contaminados, transmitem a doença para cães e gatos por meio de mordidas ou contato sanguíneo.


Quais são os sintomas nos animais?

Publicidade


A doença atinge o sistema nervoso central dos animais. A primeira mudança ocorre no comportamento. "O pet fica agitado, agressivo, anda sem rumo aparente e deixa de atender aos chamados do tutor", explica Karin. "Também passa a salivar em excesso, deixa de comer e beber e pode sofrer de paralisia nos membros".


Como a raiva é transmitida aos seres humanos?

Publicidade


Pela saliva. O animal agitado e agressivo pode morder e contaminar os seus próprios tutores. Em caso de qualquer suspeita, o animal deve ser isolado e mantido em observação, até que se tenha um diagnóstico.


O que fazer em caso de mordida de cão com suspeita de raiva?

Publicidade


O tutor deve lavar o local afetado com água e sabão. É uma forma de tentar impedir que os vírus contidos na saliva do animal infectado se espalhem. Em seguida deve procurar atendimento médico o mais rápido possível. Já o pet deve ser levado a um médico veterinário de confiança.


Quais são os sintomas nos humanos?

Publicidade


Febre, tontura, dor de cabeça, mal estar, formigamento, pontadas ou sensação de queimação no local da mordida. Depois de avançada, a raiva acometerá o sistema nervoso central, provocando dificuldade para deglutir, desidratação, paralisia e convulsão, evoluindo para coma e morte.


A partir de quando é possível vacinar o pet?

Publicidade


A partir do terceiro mês de vida. Depois, a vacinação deve ser realizada anualmente. "Esta é a maneira mais eficaz para proteger o pet e, consequentemente, reduzir ainda mais o número de casos de infecções no país".


Raiva no mundo

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mundialmente são registrados 55 mil casos em humanos todos os anos, a maioria na Ásia e África.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade