Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Enriquecimento ambiental: torne o dia do seu pet mais divertido

25 out 2017 às 21:46
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você já ouviu falar em enriquecimento ambiental e como ele pode não só melhorar a qualidade de vida do seu pet, mas também ajudar a resolver alguns problemas como destruição de objetos ou ansiedade de separação?

Todos sabem o quanto é saudável levar seu animal para passeios regulares, brincar com bolinhas, entre outras atividades, porém, o que poucos sabem é que, quando você está ausente, trabalhando, estudando, assistindo televisão ou recebendo uma visita e seu pet fica sozinho em casa ou sem sua atenção, ele também precisa de entretenimento não só físico, mas mental, e isso nada mais é do que enriquecer o ambiente, pois, desta forma, ele não se sentirá atraído a morder móveis, sapatos ou chorar sentindo sua falta. A atitude pode até mesmo evitar o desenvolvimento da compulsão (lamber as patas até feri-las).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Gatos e cães gastam 80% do seu tempo, quando não estão dormindo, caçando ou fazendo varreduras à procura de alimento, sendo assim, os pets podem ficar entediados ou frustrados quando não são estimulados. O enriquecimento ambiental fornecerá novas experiências e aumentará as opções de escolha, bem como ampliará o bem-estar do animal.

Leia mais:

Imagem de destaque

Cuidados com o pet no inverno

Imagem de destaque
Balaio de bichos

Nada de chocolate para os pets

Imagem de destaque
Balaio de Bichos

Alimentos proibidos para cães

Imagem de destaque

Feiras de Adoção deste final de semana


Como enriquecer o ambiente?

Publicidade


A resposta é simples e você não precisará de muito: estimule o animal a procurar seu alimento escondendo petiscos ou ração para ele buscar. Você pode escondê-los também em uma garrafa pet vazia com alguns furos na lateral, pois conforme o animal for brincando o alimento vai caindo, instigando assim seu instinto de caça e proporcionando a ele horas de entretenimento.


Outra opção deliciosa e divertida é o sorvete. Pegue a ração ou o petisco, misture com água, coloque em um pote e congele em uma forminha. Depois, dê ao pet e ele ficará horas lambendo e mordendo o gelo.

Publicidade


Brinquedos também são ótimas opções, principalmente os mastigáveis, pois os animais gostam do desafio de destruir coisas.


O coco verde é um brinquedo delicioso e barato, eles podem passar horas desfiando suas fibras e caso engulam alguns pedacinhos não fará mal.

Publicidade


Existem brinquedos que são ótimos para esconder petiscos, porém, é importante, na hora de adquirir estes brinquedos, levar em consideração a idade do animalzinho, seu estágio de desenvolvimento e, é claro, o gosto de cada pet.


Seguindo estas dicas você poderá deixar o ambiente do seu amigo mais interessante e divertido, evitar alguns problemas sem deixar de estimular seus instintos e ainda fazer com que ele seja um pet saudável não só fisicamente, mas também mentalmente.

Por Paula Miranda, adestradora e franqueada da Cão Cidadão


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade