Balaio de Bichos

Enriquecimento ambiental: torne o dia do seu pet mais divertido

25 out 2017 às 21:46

Você já ouviu falar em enriquecimento ambiental e como ele pode não só melhorar a qualidade de vida do seu pet, mas também ajudar a resolver alguns problemas como destruição de objetos ou ansiedade de separação?

Todos sabem o quanto é saudável levar seu animal para passeios regulares, brincar com bolinhas, entre outras atividades, porém, o que poucos sabem é que, quando você está ausente, trabalhando, estudando, assistindo televisão ou recebendo uma visita e seu pet fica sozinho em casa ou sem sua atenção, ele também precisa de entretenimento não só físico, mas mental, e isso nada mais é do que enriquecer o ambiente, pois, desta forma, ele não se sentirá atraído a morder móveis, sapatos ou chorar sentindo sua falta. A atitude pode até mesmo evitar o desenvolvimento da compulsão (lamber as patas até feri-las).


Gatos e cães gastam 80% do seu tempo, quando não estão dormindo, caçando ou fazendo varreduras à procura de alimento, sendo assim, os pets podem ficar entediados ou frustrados quando não são estimulados. O enriquecimento ambiental fornecerá novas experiências e aumentará as opções de escolha, bem como ampliará o bem-estar do animal.


Como enriquecer o ambiente?


A resposta é simples e você não precisará de muito: estimule o animal a procurar seu alimento escondendo petiscos ou ração para ele buscar. Você pode escondê-los também em uma garrafa pet vazia com alguns furos na lateral, pois conforme o animal for brincando o alimento vai caindo, instigando assim seu instinto de caça e proporcionando a ele horas de entretenimento.


Outra opção deliciosa e divertida é o sorvete. Pegue a ração ou o petisco, misture com água, coloque em um pote e congele em uma forminha. Depois, dê ao pet e ele ficará horas lambendo e mordendo o gelo.


Brinquedos também são ótimas opções, principalmente os mastigáveis, pois os animais gostam do desafio de destruir coisas.


O coco verde é um brinquedo delicioso e barato, eles podem passar horas desfiando suas fibras e caso engulam alguns pedacinhos não fará mal.


Existem brinquedos que são ótimos para esconder petiscos, porém, é importante, na hora de adquirir estes brinquedos, levar em consideração a idade do animalzinho, seu estágio de desenvolvimento e, é claro, o gosto de cada pet.


Seguindo estas dicas você poderá deixar o ambiente do seu amigo mais interessante e divertido, evitar alguns problemas sem deixar de estimular seus instintos e ainda fazer com que ele seja um pet saudável não só fisicamente, mas também mentalmente.

Por Paula Miranda, adestradora e franqueada da Cão Cidadão


Continue lendo