Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Gatas castradas e o cio psicológico

31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

Eu já tinha ouvido falar em gravidez psicológica em animais, principalmente nas cadelas. Mas cio psicológico foi a primeira.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Uma amiga me contou que a gatinha dela, castrada há aproximadamente um mês, vem dando sinais de estar no cio novamente. Achei curioso pois durante a cirurgia, são retirados os ovários e o útero da gata, portanto, sem produção de hormônios, não há motivo para cio.

Continua depois da publicidade


Consultei duas veterinárias e ambas deram a mesma resposta. Não é que o cio seja psicológico, ele pode realmente acontecer. Os motivos são dois. O primeiro é que os hormônios já produzidos antes da cirurgia ficam em circulação durante um tempo no corpo do animal, o que faz com que a gata entre no cio novamente. Leva aproximadamente 90 dias até que eles cessem.


A outra hipótese é não ter sido retirado totalmente o ovário durante a cirurgia. A recomendação é que se faça um ultrassom para detectar ou não a presença do ovário. Em caso positivo, nova cirurgia é necessária. Em ambos os casos não há perigo de uma gestação, já que a gata não tem mais útero.

Mande também sua pergunta através dos comentários ou do e-mail [email protected]


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade