Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Gravidez e gatos: uma relação saudável

06 mar 2018 às 08:30
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É muito importante começarmos este artigo desmistificando a ideia de que grávidas não podem ter contato com gatos, pois estes transmitem doenças. Isso é um mito que muitas vezes vem dos médicos e que acaba resultando em diversos abandonos destes animais por famílias que descobrem que terão um bebê.

O principal argumento usado para que grávidas evitem qualquer contato com felinos é o fato de que eles podem transmitir toxoplasmose, o que traz consequências gravíssimas tanto para a mulher quanto para o feto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Realmente, os gatos podem sim transmitir esta doença, porém, o que temos que explicar é que para que uma pessoa contraia a toxoplasmose de um gato é necessário que ela ingira as fezes dele, que devem estar em temperatura ideal e exposta por no mínimo dois dias para que o ovo fique esporulado, ou seja, é somente neste estágio que a pessoa contrai a doença.

Leia mais:

Imagem de destaque

Cuidados com o pet no inverno

Imagem de destaque
Balaio de bichos

Nada de chocolate para os pets

Imagem de destaque
Balaio de Bichos

Alimentos proibidos para cães

Imagem de destaque

Feiras de Adoção deste final de semana


O simples contato com o gato, com seus pelos ou até mesmo com suas fezes são insuficientes para que qualquer pessoa contraia a doença. É indispensável dizer também que a via mais frequente de transmissão para os humanos e através da ingestão de carnes cruas e verduras mal lavadas.
Vale lembrar também de que você é responsável pela saúde do seu animal. Mantendo-o sempre vacinado e devidamente vermifugado, dificilmente o pet será um hospedeiro e muito menos um transmissor de toxoplasmose.

Mães, bichanos e bebês

Publicidade


Após o devido esclarecimento sobre esta polêmica tão antiga, vamos falar da importância do relacionamento saudável entre mamães e seus bichanos, adaptando o pet para a chegada do novo membro da família e fazendo com que ele se acostume com as mudanças que estão por vir.


Uma dica é usar produtos com cheiro do bebê, como sabonetes e loções, nos momentos em que for interagir com o felino, sempre recompensando ele com petiscos para que ele faça associações positivas com estes odores.

Publicidade


Outra dica e colocar sons de choro de criança em volume baixo, para que o animalzinho já se acostume com esse novo estímulo e evite que isso se torne um estresse posteriormente.


O uso de um difusor de feromônio facial felino também pode contribuir para o equilíbrio emocional do pet, deixando-o mais à vontade e relaxado em um ambiente cheio de transformações.

Publicidade


É essencial solicitar a ajuda de um profissional especializado (adestrador) para facilitar a realização desta adaptação, pois ele oferecerá o treinamento correto para que as mudanças sejam aceitas mais facilmente pelos peludos.


O conselho agora é relaxar e curtir a gestação junto dos animais de estimações, sem neuroses ou preconceitos.

Por Paula Miranda, adestradora e franqueada da Cão Cidadão


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade