Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Idosos, crianças e cães: uma relação recomendada

21 mar 2018 às 11:26
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O convívio com animais é sempre recomendado, principalmente quando se trata de crianças e idosos. Estudos apontam que esta relação traz tranquilidade, bem-estar e ajuda a combater o isolamento, proporcionando sociabilização e prevenindo até mesmo doenças como o Mal de Alzheimer, no caso de idosos.

Idosos

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Cão Cidadão desenvolve um projeto juntamente com o Cora Residencial Sênior, uma instituição de longa permanência para idosos, e o resultado é muito gratificante. Com a visita ilustre de animais de estimação ao local, os velhinhos ficam mais felizes, ativos e acabam até mesmo se exercitando nos momentos em que tentam alcançar os cães para fazer carinho. Além disso, o relacionamento traz mais disposição e diminui as chances de depressão, melhorando a frequência cardíaca e a capacidade motora dos mais experientes.

Leia mais:

Imagem de destaque

Cuidados com o pet no inverno

Imagem de destaque
Balaio de bichos

Nada de chocolate para os pets

Imagem de destaque
Balaio de Bichos

Alimentos proibidos para cães

Imagem de destaque

Feiras de Adoção deste final de semana


A interação entre idosos e pets traz também benefícios fisiológicos, fortalecendo o sistema imunológico e melhorando o humor, pois libera endorfina, resultando em uma sensação de relaxamento, conforto e ânimo, ou seja, uma relação que propicia qualidade de vida a estas pessoas.

Publicidade


Crianças


Com os pequenos, as brincadeiras e carinhos com os pets criam vínculos importantes e podem até ajudar essas crianças em diversos aspectos, como o fortalecimento do sistema imunológico, estímulo para os menores se sociabilizarem (principalmente quando se trata de uma criança tímida e que possui dificuldades para interagir com outras pessoas), diminuição de ansiedade, entre outros benefícios.

Publicidade


O convívio com animais é um estimulo físico e mental, o que pode ajudar a criança a se tornar mais ativa e criativa e, principalmente, mais sensível e mais respeitosa.


Para que a relação seja tranquila devemos também considerar o perfil da criança e do cão. Se houver conflitos, o auxílio de um profissional (adestrador) pode ser fundamental para ensinar o peludo a lidar melhor com a situação e evitar uma relação traumatizada entre eles no futuro. Se ainda não tem um cãozinho, mas pensa em adotar ou comprar, procure observar e pesquisar antes o perfil deste animal.


Podemos dizer que o pet, além de ser um ótimo companheiro e amigo, é um excelente terapeuta e difusor de amor e felicidade, portanto, cabe a nós ajudar nestas relações ensinando as crianças a tratar de forma adequada os animais de estimação e a respeitá-los quando estes não quiserem interagir.
Para finalizar, busque sempre pets com perfis calmos e sociáveis. Se precisar de ajuda, conte com um profissional!

* Por Paula Miranda, adestradora e franqueada da Cão Cidadão


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade