Balaio de Bichos

Idosos, crianças e cães: uma relação recomendada

21 mar 2018 às 11:26

O convívio com animais é sempre recomendado, principalmente quando se trata de crianças e idosos. Estudos apontam que esta relação traz tranquilidade, bem-estar e ajuda a combater o isolamento, proporcionando sociabilização e prevenindo até mesmo doenças como o Mal de Alzheimer, no caso de idosos.

Idosos


A Cão Cidadão desenvolve um projeto juntamente com o Cora Residencial Sênior, uma instituição de longa permanência para idosos, e o resultado é muito gratificante. Com a visita ilustre de animais de estimação ao local, os velhinhos ficam mais felizes, ativos e acabam até mesmo se exercitando nos momentos em que tentam alcançar os cães para fazer carinho. Além disso, o relacionamento traz mais disposição e diminui as chances de depressão, melhorando a frequência cardíaca e a capacidade motora dos mais experientes.


A interação entre idosos e pets traz também benefícios fisiológicos, fortalecendo o sistema imunológico e melhorando o humor, pois libera endorfina, resultando em uma sensação de relaxamento, conforto e ânimo, ou seja, uma relação que propicia qualidade de vida a estas pessoas.


Crianças


Com os pequenos, as brincadeiras e carinhos com os pets criam vínculos importantes e podem até ajudar essas crianças em diversos aspectos, como o fortalecimento do sistema imunológico, estímulo para os menores se sociabilizarem (principalmente quando se trata de uma criança tímida e que possui dificuldades para interagir com outras pessoas), diminuição de ansiedade, entre outros benefícios.


O convívio com animais é um estimulo físico e mental, o que pode ajudar a criança a se tornar mais ativa e criativa e, principalmente, mais sensível e mais respeitosa.


Para que a relação seja tranquila devemos também considerar o perfil da criança e do cão. Se houver conflitos, o auxílio de um profissional (adestrador) pode ser fundamental para ensinar o peludo a lidar melhor com a situação e evitar uma relação traumatizada entre eles no futuro. Se ainda não tem um cãozinho, mas pensa em adotar ou comprar, procure observar e pesquisar antes o perfil deste animal.


Podemos dizer que o pet, além de ser um ótimo companheiro e amigo, é um excelente terapeuta e difusor de amor e felicidade, portanto, cabe a nós ajudar nestas relações ensinando as crianças a tratar de forma adequada os animais de estimação e a respeitá-los quando estes não quiserem interagir.
Para finalizar, busque sempre pets com perfis calmos e sociáveis. Se precisar de ajuda, conte com um profissional!

* Por Paula Miranda, adestradora e franqueada da Cão Cidadão


Continue lendo