Balaio de Bichos

Importância do adestramento para o melhor amigo

27 jul 2017 às 09:02

A partir de agora, nosso blog passa a contar com a colaboração da adestradora Paula Miranda, franqueada da Cão Cidadão. Ela irá colaborar com dicas para melhorar o relacionamento entre nós e nossos peludinhos. Então, caso você tenha alguma dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail balaiodebichos@gmail.com

Participe!



"Quando se fala em adestramento, logo vem à mente o ato de corrigir um problema, ensinar truques ou disciplinar o animalzinho para que ele obedeça ao seu tutor, porém, vai muito além disso.


O adestramento é importante na vida de um bichinho de estimação, uma vez que o objetivo da atividade é tornar a convivência dele com os humanos mais saudável. O bem-estar do pet é prioridade.


A Cão Cidadão é uma empresa especializada em adestramento em domicílio e em consultas de comportamento desde 1998. Criada pelo zootecnista e especialista em comportamento animal, Alexandre Rossi, mais conhecido como Dr. Pet, a empresa tem como missão melhorar a integração do animal na família e na sociedade, por meio da educação.


Agora, a Cão Cidadão também passa a atender a cidade de Londrina (PR), além desta parceria que acabou de ser firmada com o blog Balaio de Bichos, com o objetivo de levar a todos os "pais" e "mães" de peludos informações, dicas de relacionamento e os benefícios de ter em casa um amigo tão fiel.


Espero que gostem!


Técnica


O método Adestramento Inteligente é baseado no reforço positivo e utiliza-se recompensas para estimular o pet a aprender, assim, ele obedece ao tutor com entusiasmo e este passa a exercer o seu papel de líder de uma forma prazerosa, sem o uso de violência, o que pode desencadear traumas.


Destacamos a importância do adestramento na vida dos pets por se tratar da melhor ferramenta para se construir, formar ou reestabelecer uma comunicação eficaz, pois com os treinos eles percebem que obedecer é bom e faz com que se aproximem de sua família, o que, na maioria das vezes, é o desejo deles.


Quando trazemos um animal para a casa, ele ainda não sabe exatamente qual o seu lugar e as regras da família, e é com esta ferramenta preciosa, que se chama educação, que eles entenderão os limites.


A comunicação assertiva entre animal e dono pode ser o fim de alguns problemas comportamentais. Entender como o cão ou o gato raciocinam e quais são os seus instintos é muito importante. Saber direcionar e oferecer um ambiente rico para que eles possam explorar é fundamental.


É possível ensinar comandos aos nossos animais, conforme a aptidão e necessidade que cada um tem e, com isso, estimulá-los mentalmente e fisicamente, a fim de que sejam saciados os seus instintos, tendo em vista que alguns cães parecem ter uma energia sem fim.


Nestas situações, os comandos aprendidos são essenciais para ajudar o cão a controlar sua ansiedade e gastar suas energias em algo saudável que não traga danos ou prejuízos à família.
Acreditamos que por meio da educação e do respeito é possível obter um relacionamento sem estresse e mais agradável.


Até mais!"


Por Paula Miranda, adestradora e franqueada da Cão Cidadão


Continue lendo