Balaio de Bichos

Mordidas: uma necessidade dos filhotes

12 out 2017 às 14:48

Quando decidimos ter um animalzinho para ser nosso companheiro, principalmente quando este é um filhote, percebemos que ele tem uma necessidade enorme de morder tudo o que vê pela frente, desde de sapatos, chinelos, móveis, eletrodomésticos, entre outros. E quem nunca ficou chateado ou até mesmo irritado com este comportamento que muitas vezes acaba nos trazendo prejuízo?

Por esta razão, é importante que os tutores saibam que por volta dos três meses vida se inicia a troca dos dentes de leite do cãozinho. Esta fase se estende até os sete meses e os donos podem ver vermelhidão, inchaço e irritação na gengiva do filhote.


E a forma que eles têm para aliviar este incômodo é através da mordida. Outro fato é que os filhotes não possuem discernimento do que podem ou não brincar, se algum objeto é perigoso ou não e também costumam morder como forma de interagir com o mundo.


Expostos a estes fatos, surge a pergunta: como podemos reduzir as consequências desastrosas de tudo isso? Pois bem, é importante deixar brinquedos nos ambientes em que o animal frequenta e incentivar ele a brincar com estes passatempos.


Em relação ao desconforto da troca de dentição, o ideal é que ele tenha várias opções de brinquedos para morder, com diferentes formas, texturas e tamanhos. Outra forma é congelar os brinquedos ou até mesmo petiscos do filhote, pois o gelo tem efeito anestésico e ajuda a aliviar a irritação da gengiva.


Outro episódio é quando o filhote começa a roer os móveis da casa ou até mesmo aparelhos. Neste caso, aplique um spray de gosto amargo e deixe um brinquedo de fácil acesso, assim ele sentirá o sabor, desistirá de roer o objeto e direcionará seu foco para o brinquedo.


Dissemos anteriormente que morder também é a forma que o filhote tem de interagir com o mundo, porém, não se deve estimular este comportamento, sabendo disso, quando o pet morder sua mão ou outra parte do corpo, é necessário parar a brincadeira imediatamente e só voltar depois. É muito importante também estimular o filhote a brincar com brinquedos e, quando ele estiver com um, elogie, interaja e valorize o objeto.


Espero que as dicas auxiliem você, leitor, a ter um ótimo relacionamento com seu filhote.


Por Paula Miranda, adestradora e franqueada da Cão Cidadão


Continue lendo