Balaio de Bichos

O que fazer para minimizar o xixi fora do lugar?

26 out 2018 às 17:26

É interessante saber que o xixi, além de ser a forma que o animal tem para eliminar resíduos de seu corpo, pode ter algumas outras funções, como ser um canal para se comunicar, passar informação a outros cães - como quando se leva para casa um novo animalzinho e o mais antigo passa a demarcar o território para se sentir mais confiante, ou como uma resposta de submissão, medo, ansiedade ou excitação.

Levando em consideração estes fatores, devemos nos atentar aos detalhes para identificar a causa e não correr o risco de reforçar uma atitude errada do cão, como as necessidades no local errado, um dos grandes problemas enfrentados pelos tutores. Com paciência e dedicação essa situação pode ser resolvida.


O mais importante para corrigir ou prevenir este tipo de erro é nunca dar bronca em seu cão. Apesar da dificuldade, o erro deve ser absolutamente ignorado, pois caso seja dada uma bronca no momento em que ele fez o xixi, a ação poderá ser interpretada de forma equivocada, fazendo com o que o animal pense que levou bronca simplesmente por se aliviar, e não por fazer isso no local indesejado. Em alguns casos, o animal pode até esquecer que fez algo errado, caso a bronca seja dada muito tempo depois do xixi, pois ele não saberá ao certo o que fez.


Nas duas situações acima, o cãozinho poderá sentir medo de fazer as necessidades em local visível e procurar fazer longe do tutor.


É fundamental ajudá-lo a acertar. A cada acerto, recompense-o. Quando se toma ciência do motivo que o leva a fazer o xixi no local errado é hora de pôr em prática os treinos e ensinar o local correto.


Passo a passo


Defina o local que será utilizado o banheiro do cão. Este espaço precisa ter um tamanho razoável para que o pet possa se movimentar caso queira dar umas voltinhas ao redor dele antes de fazer o xixi, como fazem na grama.


Além disso, o ambiente deve ser afastado do lugar onde ele come, dorme ou brinca (prefira um lugar calmo e seguro, pois imagine como seria ruim para o animal se aliviar bem quando a máquina de lavar roupas começa a fazer barulho - isso poderá ser um obstáculo).


Deixe sempre o banheirinho limpo, pois alguns animais não fazem suas necessidades caso esteja sujo e acabam procurando outro local.


Para incentivar o acerto podemos inicialmente espalhar vários tapetes higiênicos pela casa. Também podemos limitar o espaço para que ele saiba que naquele local é onde deve fazer suas necessidades (nesta hora, o reforço positivo fará toda a diferença). O reforço poderá ser realizado de várias formas, como com petiscos, carinho e muita festa para comemorar o acerto.


Com paciência e determinação os pets podem compreender de uma forma saudável que fazer as suas necessidades no local correto é bom e pode trazer muitos benefícios.

Por Paula Miranda, adestradora e franqueada da Cão Cidadão


Continue lendo