Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Por que os gatos deixam a ração na beira do pote?

12 out 2017 às 15:14
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A hora da refeição nem sempre é o momento mais agradável na vida de um gato. Às vezes, eles têm o hábito de comer a ração que está no meio da tigela e deixar a borda cheia de grãos e, ainda assim, reclamam que estão sem comida.

Outra situação é quando eles começam a comer e param, voltam a comer e param novamente, levando vários minutos para se alimentar de uma porção pequena. Tem ainda alguns felinos que puxam a comida para fora do prato, fazendo sujeira por toda a volta. Há, também, aqueles que são mais obedientes, mas quando estão em frente ao prato de comida se tornam mau humorados e bravos, especialmente com outros gatos da casa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para o médico veterinário da Max Cat e Gerente Técnico Nacional, Marcello Machado, tudo isso ocorre devido ao excesso de sensibilidade nos bigodes, os felinos se irritam quando estes encostam na borda de pratos e potes de ração. "Os bigodes dos gatos, também chamados de vibrissias, são órgãos sensoriais, receptores táteis, que são conectados aos músculos da face e ao sistema nervoso que enviam para o cérebro diversos sinais para ajudar o felino a entender o ambiente", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque

Cuidados com o pet no inverno

Imagem de destaque
Balaio de bichos

Nada de chocolate para os pets

Imagem de destaque
Balaio de Bichos

Alimentos proibidos para cães

Imagem de destaque

Feiras de Adoção deste final de semana


Não importa a quantidade de ração que você coloca no pote, o gato sempre come o meio e deixa o restante nas beiradas. E depois fica miando para repor a ração, como se o prato estivesse vazio. Também pode acontecer do gato jogar a ração para fora do prato antes de comer. "Pode parecer frescura ou que está sem fome, mas o motivo é a ‘Fadiga dos Bigodes’ que confunde as informações que enviam ao cérebro sobre o ambiente em que se encontram", declara Machado.


Outro motivo pelos quais os gatos não comem a ração na beirada do prato é basicamente uma questão de geometria: gatos têm focinhos que dificultam que eles alcancem a beirada do comedouro tradicional. Quando tentam pegar a ração dos cantos, eles batem o focinho sensível na borda e precisam girar a cabeça e puxar os grãos com a língua.

Marcello explica que os bigodes também são capazes de detectar a menor mudança de direção do vento, ou ondas de som e vibrações. "Por isso, é importante encontrar uma melhor forma de alimentá-lo, um pote adequado e não o estressar. Caso ainda persista a dificuldade da alimentação, é importante procurar um veterinário", finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade