Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Saiba como prevenir a Leishmaniose Visceral

30 ago 2017 às 21:15
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você já ouviu falar sobre a Leishmaniose Visceral? Nas últimas semanas têm sido reportados casos da doença na Região Centro Oeste do país. No estado de São Paulo também ocorreram inúmeros casos e o Paraná não está livre da doença. Além de atingir os cães, os humanos também podem ser infectados pela picada do mosquito.

"Essa zoonose é transmitida por um protozoário (Leishmania), pela picada de flebotomíneos, conhecidos popularmente como mosquito-palha ou birigui. O mosquito se reproduz em lugares úmidos e com acúmulo de material orgânico, como terrenos com mato alto e lixo. Hoje em dia, até mesmo os condomínios residenciais oferecem mais espaços verdes, arborizados, o que é ótimo, porém, precisamos estar atentos, pois esses ambientes podem ser convidativos à reprodução do mosquito. O cão é um reservatório da doença e, muitas vezes, demora a apresentar os sintomas, aumentando os riscos de contágio aos seres humanos", alerta a médica veterinária Cecília Barbosa, coordenadora técnica e especialista em Animais de Companhia da Boehringer Ingelheim Saúde Animal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Leishmaniose Visceral está presente em 12 países das Américas, sendo que 96% dos casos relatados são do Brasil. "O grande número de ocorrências mostra a importância de prevenir a doença e difundir as práticas para combater o transmissor", ressalta Cecília Barbosa.

Leia mais:

Imagem de destaque

Cuidados com o pet no inverno

Imagem de destaque
Balaio de bichos

Nada de chocolate para os pets

Imagem de destaque
Balaio de Bichos

Alimentos proibidos para cães

Imagem de destaque

Feiras de Adoção deste final de semana


A especialista explica que "mesmo com os cuidados rotineiros – alimentação e vacinação em dia –, os cães ainda estão propensos a diversas doenças. Muitas vezes, o contágio dessas enfermidades acontece por negligência e falta de informação sobre medidas simples que podem ser tomadas. A Leishmaniose Visceral é uma dessas enfermidades, porém pode ser evitada por meio da prevenção, visto que também apresenta perigo aos seres humanos e leva a morte se não for tratada corretamente".

Publicidade


Os sintomas da Leishmaniose são inespecíficos, segundo a veterinária e muito parecidos com os de outras doenças, por isso é fundamental consultar um veterinário. "Os sintomas comumente encontrados são dermatite, alopecia (queda de pelos), prostração, febre, emagrecimento, problemas oculares, entre outros", explica Cecília.


A prevenção é a melhor forma de combater a Leishmaniose Visceral. Além de evitar o acúmulo de lixo, os donos devem aplicar repelentes eficazes nos animais para afastar os flebotomíneos. A Boehringer Ingelheim Saúde Animal está lançando no Brasil o antiparasitário de uso tópico Frontline Tri-Act, que atua no combate às pulgas e carrapatos e tem ação repelente contra flebótomos transmissores da Leishmaniose Visceral.

Publicidade


O produto deve ser aplicado em dois pontos distintos, entre a nuca e a base do pescoço do animal. Em 24 horas ele já terá se espalhado pela superfície corporal e a proteção dura 30 dias, mesmo com banhos ou se o pet tomar chuva.


Embora o tratamento da doença tenha sido autorizado recentemente - até então a indicação era sacrificar os cães doentes -, a prevenção é o melhor caminho.

Embora existam relatos, segundo a veterinária, de que gatos também possam contrair a Leishmaniose, o produto não é indicado para uso em felinos. Consulte sempre um médico veterinário em caso de dúvidas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade