Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Xixi fora do lugar tem solução

09 ago 2017 às 18:35
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É interessante saber que o xixi, além de ser a forma com que o animal tem para eliminar resíduos de seu corpo, pode ter algumas outras funções, como se comunicar, ou seja, passar uma informação a outros cães.

Como exemplo, isso acontece muito quando se leva para casa um novo animalzinho e este passa a demarcar o território para se sentir mais confiante. Além disso, a atitude pode ser também uma resposta à submissão, ao medo, à ansiedade ou à excitação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Levando em consideração estes fatores, devemos nos atentar aos detalhes para identificar a causa e não correr o risco de reforçar o comportamento errado do cão. A necessidade fora do lugar é um grande problema enfrentado pelos tutores, mas esta situação pode ser resolvida com paciência e dedicação. Basta ensiná-los.

Leia mais:

Imagem de destaque

Cuidados com o pet no inverno

Imagem de destaque
Balaio de bichos

Nada de chocolate para os pets

Imagem de destaque
Balaio de Bichos

Alimentos proibidos para cães

Imagem de destaque

Feiras de Adoção deste final de semana


O mais importante para corrigir ou prevenir este tipo de erro é nunca dar bronca em seu cão por fazer xixi no local errado, apesar da dificuldade, esse erro deve ser absolutamente ignorado, pois, caso seja dada uma bronca no momento em que ele fizer o xixi, a mesma poderá ser interpretada de forma errada: ele pensará que está recebendo a bronca pelo simples fato de fazer o xixi.

Publicidade


Caso a bronca seja dada após o xixi e o cão já estiver realizando outras atividades, ele não saberá ao certo o que fez de errado. Então, o peludo poderá sentir medo de fazer as necessidades em local visível e procurar fazer longe da vista de seu tutor.


Passo a passo

Publicidade


O primeiro passo é definir o local onde será o banheiro do cão. É preciso ter um espaço razoável para que ele possa se movimentar, caso queira dar umas voltinhas antes de fazer o xixi, como fazem na grama.


Este local deve ser afastado do lugar onde comem, dormem ou brincam, sendo de preferência, um lugar calmo e seguro (imaginem colocar o banheirinho ao lado de uma máquina de lavar roupas e, ao fazer xixi, a máquina começa a fazer barulho? Será um susto e tanto).

Publicidade


Deixe sempre o banheirinho limpo, pois alguns animais não fazem suas necessidades em locais sujos. E é aí que acabam procurando outro local para se aliviar.


Para incentivar o acerto podemos inicialmente espalhar vários tapetes higiênicos pela casa, favorecendo os acertos por parte do pet.


Com paciência e determinação, nossos pets podem compreender de uma forma saudável que fazer suas necessidades no local correto é bom e pode trazer benefícios. Conte com a ajuda de um profissional em adestramento, se necessário.

Por Paula Miranda, adestradora e franqueada da Cão Cidadão


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade