Um estudo canadense descobriu que consumidores responsáveis são mais felizes a longo-prazo. O resultado mostrou que beber álcool de forma consistente e responsável está ligado com uma saúde melhor e com o bem-estar em pessoas de meia idade. Segundo os autores, eles também contaram que se sentem mais felizes e têm um menos queixas, comparados aos abstêmios e consumidores de álcool em grande quantidade.
A pesquisa, publicada na Revista de Estudos sobre Álcool e Drogas, acompanhou os hábitos de consumo de álcool 5.400 canadenses durante 14 anos. A saúde de cada um deles foi monitorada e os participantes preencheram questionários para quantificar a sua disposição emocional geral. Os participantes relataram a freqüência com que se sentiram "tão tristes que nada poderia animá-los" e quando "tudo era um esforço". Os resultados foram transformados em uma fórmula em que 1,0 somos perfeitamente saudável e 0,36 é deficiência emocional elevada.
Os consumidores que bebiam moderadamente - 21 unidades de álcool por semana para homens e 14 apara mulheres - tiveram uma média de 0,89, enquanto os consumidores em grande quantidade ficaram em último lugar com 0,74. Abstêmios ficaram com 0,78 e consumidores que bebem muito com 0,86. "O consumo moderado de álcool não teve um efeito mensurável prejudicial ao longo do tempo", afirma o estudo.
Os investigadores dizem que os resultados são importantes porque o estudo monitora o consumo de álcool a partir de meia-idade em diante, enquanto a investigação prévia não apresenta riscos específicos da idade. "Na verdade, o consumo moderado e contínuo durante a segunda e a terceira idade pode ter sido benéfico", acrescentaram. No entanto, os investigadores dizem que seu estudo não defende que se comece a beber por razões de saúde.
Fonte: Revista Adega
Diego Juchnievski